Topo

Título da Champions pode coroar trabalho marcante de Klopp no Liverpool

Jurgen Klopp é o responsável por recolocar o Liverpool no caminho dos títulos - Clive Brunskill/Getty Images
Jurgen Klopp é o responsável por recolocar o Liverpool no caminho dos títulos Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/05/2019 04h00

A virada heroica do Liverpool sobre o Barcelona na Liga dos Campeões teve como heróis três personagens dentro de campo: Origi, Wijnaldum e Alisson. Contudo, se eles foram os responsáveis por garantir a vitória por 4 a 0, existe um outro personagem que merece destaque não só pela classificação, mas por todo trabalho que vem sendo feito no clube inglês: o técnico Jurgen Klopp.

O carismático treinador alemão foi o escolhido pela diretoria para recolocar o Liverpool no caminho dos títulos após realizar grande trabalho na retomada do Borussia Dortmund no futebol alemão. Após assumir o clube em má fase, Klopp apostou em nomes como Schmelzer, Hummels, Gotze, Kagawa e Lewandowski para levar os aurinegros à conquista do bicampeonato alemão, acabando com o domínio do Bayern de Munique na Bundesliga e encerrando um jejum que já durava desde a temporada 2001/2002.

E foi justamente durante sua passagem pelo clube alemão que Jurgen Klopp teve a oportunidade de disputar sua primeira final de Liga dos Campeões. No entanto, o técnico acabou superado pelo rival Bayern de Munique por 2 a 1.

Jurgen Klopp levou Borussia Dortmund à final da Liga dos Campeões, mas acabou derrotado pelo Bayern de Munique - Andreas Gebert/Getty Images - Andreas Gebert/Getty Images
Jurgen Klopp levou Borussia Dortmund à final da Liga dos Campeões, mas acabou derrotado pelo Bayern de Munique
Imagem: Andreas Gebert/Getty Images

Duas temporadas depois, Klopp assumia o desafio de tentar colocar o Liverpool em condições de disputar os títulos das principais competições nacionais e europeias. É então que aparece, mais uma vez, o talento do treinador para construir equipes vitoriosas.

De 2015 para cá, Klopp passou a fazer contratações pontuais que, aos poucos, foram elevando o nível do time. Nomes como Wijnaldum, Salah, Mané e Van Dijk foram indicados pelo técnico e formaram a base do time que chegou à final da Liga dos Campeões na temporada passada. Contudo, o técnico mais uma vez "bateu na trave" após ver o goleiro Karius ter péssima atuação diante do Real Madrid, em partida que terminou 3 a 1 para o clube espanhol.

Klopp passa em frente ao troféu da Champions após perder título para o Real Madrid - Shaun Botterill/Getty Images - Shaun Botterill/Getty Images
Klopp passa em frente ao troféu da Champions após perder título para o Real Madrid
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Agora, a virada histórica do Liverpool sobre o Barcelona na Liga dos Campeões é uma nova oportunidade para que Jurgen Klopp consolide seu trabalho de reconstrução à frente do clube inglês.

O Liverpool faz, nesta temporada, sua melhor campanha no Campeonato Inglês desde que ele passou a ser disputado no atual formato. Com 94 pontos, o clube tem 29 vitórias, sete empates e apenas uma derrota e poderia nadar de braçadas rumo ao troféu se não fosse o Manchester City. A equipe comandada por Pep Guardiola está um ponto à frente dos Reds e faz campanha igualmente histórica. Por mais que o título ainda esteja em jogo, o Liverpool precisa somar pontos na última rodada contra o Wolverhampton e torcer por um tropeço dos Citizens diante do Brighton.

Se no Campeonato Inglês o sonho de conquistar pela primeira vez a Premier League parece complicado, o mesmo não pode ser dito da Liga dos Campeões. Mas para isso Klopp e seus comandados precisarão superar o vencedor do confronto entre Tottenham e Ajax, em final que será disputada no Wanda Metropolitano, em Madrid. Só que uma coisa é certa: Klopp já faz valer a escolha feita pela diretoria anos atrás ao apostar em seu trabalho.