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Existe um "Instagram boleiro" em que os times dão like nas promessas

Aplicativo tem seções para jogadores e treinadores consultarem novidades; há também uma seção freestyle para lances "menos profissionais" - Reprodução
Aplicativo tem seções para jogadores e treinadores consultarem novidades; há também uma seção freestyle para lances 'menos profissionais'
Imagem: Reprodução

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

09/05/2019 04h00

As novas tecnologias mudaram a vida de todos e isso não é novidade. Com as redes sociais, diferentes formas de comunicação apareceram e transformaram instituições já estabelecidas. Exemplo disso é um aplicativo japonês lançado em junho do ano passado que mudou a forma como times e treinadores de futebol observam jovens jogadores. Sem necessidade de peneiras, testes e terrões, as promessas postam vídeos e são captadas assim.

Por enquanto, 27 clubes já estão de alguma forma na ferramenta, uma espécie de "Instagram boleiro"chamado Dreamstock. Os garotos têm perfis onde postam seus lances, e os clubes podem seguir vários deles para observar o que há de bom em um feed, como na maioria das redes sociais, em que você "rola" para baixo para ver as publicações mais recentes ou direcionadas a você. Os clubes também disponibilizam informações sobre avaliações presenciais e podem incitar contato entre treinadores e jogadores. Não é bem um novo tipo de peneira, somente uma inovação no mercado de "scouting" (olheiros).

Dreamstock - Reprodução - Reprodução
Clubes divulgam datas de peneiras e avaliações presenciais por meio do aplicativo
Imagem: Reprodução

O criador da plataforma chama-se Marcelo Matsunaga, brasileiro que vive no Japão e já se frustrou na tentativa de ser jogador profissional. "Muitas vezes até os jogadores talentosos não conseguem realizar seus objetivos por problemas financeiros ou por estarem longe dos clubes. Com a chegada dos smartphones, acreditei que que conseguiria mudar essa realidade. Eu moro no Japão desde os oito anos e corri atrás do meu sonho até os 19. Tive uma lesão no joelho e desisti. Aí comecei minha carreira na área de TI", diz o empresário de 35 anos.

A empresa foi constituída em setembro de 2017, mas só entrou de vez no mercado no ano passado. Neste momento, a fase é de ir atrás dos clubes e apresentar as funcionalidades. Por enquanto, a maioria que utiliza a ferramenta é time de menor expressão, mas gigantes como Flamengo e Grêmio já têm perfis no aplicativo. No mais, Coritiba, Juventude e São Caetano são exemplos de clubes que também estão por lá.

Há dois cuidados: os vídeos sempre são analisados antes de serem postados por risco de montagens e edição para garantir que apresentam o talento real do jogador. A ideia é que a plataforma gerencie os jogadores que vingarem nos clubes a partir do compartilhamento na rede.