Topo

Grêmio

Grêmio vai às oitavas desde 2016 e Renato diz: "Ninguém quer pegar a gente"

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/05/2019 04h00

O segundo lugar no grupo H garantiu o Grêmio nas oitavas de final da Libertadores. Com a vitória por 2 a 0 diante da Universidad Católica, o time gaúcho também manteve a sina recente: nos últimos quatro anos, o clube gremista sempre passou da fase de grupos e forjou o perfil do elenco atual. Um plantel experiente e que enxerga justamente nessa característica um pilar.

A rodagem do Grêmio faz Renato Gaúcho ir além. O treinador chegou a dizer que nenhum outro time quer cruzar pelo caminho do tricolor.

"Eu acho que ninguém quer pegar o Grêmio. (pausa) A gente respeita todo mundo, mas pergunta lá se alguém quer pegar o Grêmio. Se vier um grande do outro lado, pode ter certeza que vai encontrar outro grande aqui. O Grêmio quase sempre chega, muitas equipes ficam pelo caminho", disse o treinador gremista.

Em 2016, o Grêmio passou como segundo colocado do grupo F - que tinha Toluca-MEX, San Lorenzo e LDU. Os mexicanos terminaram com dois pontos a mais do que o time então treinado por Roger Machado. Nas oitavas, os gremistas foram eliminados pelo Rosario Central.

Em 2017, já sob comando de Renato Portaluppi, o Grêmio encerrou a fase de grupos como líder da chave H e terceira melhor campanha no geral. Se destacou em meio a Guaraní-PAR, Deportes Iquique-CHI e Zamora-VEN. A campanha terminou com título em cima do Lanús.

No ano passado, o clube gaúcho também foi líder de sua chave. Somou 14 pontos no grupo A e ficou à frente de Cerro Porteño, Defensor-URU e Monagas-VEN, respectivamente. A caminhada de defesa do título foi até a semifinal, diante do River Plate.

"A torcida ama jogar essa competição. A gente ama jogar essa competição", disse Pedro Geromel ao SporTV.

Segundo lugar na chave da atual edição, o Grêmio ficará no pote 2 do sorteio a ser realizado na próxima segunda-feira. Nas oitavas de final, poderá enfrentar Palmeiras, Cruzeiro, Inter, Cerro Porteño, Libertad, Flamengo, Athletico ou Olimpia - todos integrantes do pote 1.

Grêmio