Topo

Lucas ganha nota 10 rara de jornal e é celebrado: "totalmente heroico"

Lucas Moura comemora vitória do Tottenham sobre o Ajax - Tottenham Hotspur FC via Getty Images
Lucas Moura comemora vitória do Tottenham sobre o Ajax Imagem: Tottenham Hotspur FC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/05/2019 08h52

A atuação de gala, com os três gols da classificação do Tottenham para a decisão da Liga dos Campeões, rendeu ao atacante Lucas Moura a nota 10 do jornal francês "L'Equipe", um dos mais criteriosos em avaliações de jogadores. O brasileiro ainda foi celebrado por diversos jornais do mundo, principalmente os ingleses.

Antes dele, apenas outros nove jogadores atingiram a nota máxima na publicação. O primeiro deles foi o francês Franck Sauzee, em 1988, no duelo França x Grécia. O último foi Dusan Tadic, neste ano, na vitória do Ajax sobre o Real Madrid na Liga dos Campeões.

L'Equipe - Reprodução/L'Equipe - Reprodução/L'Equipe
Imagem: Reprodução/L'Equipe

Outros dois brasileiros estão nesta seleta lista de "notas 10" do L´Equipe: Neymar, pela atuação em PSG x Dijon (2018) e Carlos Eduardo por Nice x Guingamp (2014). Lionel Messi é o único a ser agraciado por duas vezes com a avaliação máxima, em Barcelona x Arsenal (2010) e Barcelona x Bayer Leverkusen (2012).

Vale lembrar que Lucas Moura defendeu o PSG por cinco anos, o que aumentou o destaque a sua performance na França. O atacante estampou a capa da edição de hoje, que deu grande destaque à vitória por 3 a 2 sobre o Ajax, na Holanda. O gol da classificação saiu no último minuto.

Elogios na Inglaterra

Lucas Moura também foi tratada como herói do Tottenham na Inglaterra, onde outro tradicional jornal, o "The Guardian", concedeu nota 9 ao brasileiro. "Brilho predatório. Totalmente heroico", escreveu o jornal na avaliação.

Outros dois jornais ingleses, o "Daily Telegraph" e "Daily Mail", também deram nota 10 ao brasileiro. "Marcou o mais histórico hat-trick da história do Tottenham", escreveu o Daily Mail.

Como não poderia deixar de ser, o brasileiro também foi destaque na primeira página dos cadernos de esportes dos jornais ingleses. A palavra "milagre" foi a mais utilizada.

Daily Telegraph - Reprodução/Daily Telegraph - Reprodução/Daily Telegraph
Imagem: Reprodução/Daily Telegraph
Daily Mirror - Reprodução/Daily Mirror - Reprodução/Daily Mirror
Imagem: Reprodução/Daily Mirror

Na Espanha, porém, o tom foi de celebração a Liga dos Campeões. Lembrando da outra virada improvável, com classificação do Liverpool sobre o Barcelona em goleada de 4 a 0 após derrota por 3 a 0 no Camp Nou, os jornais "AS" e "Marca" fizeram uma ode à competição.

AS - Reprodução/AS - Reprodução/AS
Imagem: Reprodução/AS
Marca - Reprodução/Marca - Reprodução/Marca
Imagem: Reprodução/Marca