Topo

Jornal diz que Barça pode "economizar" R$ 110 mi se vender Coutinho agora

Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/05/2019 11h45

O jornal espanhol "Marca" destaca hoje que uma possível venda de Philippe Coutinho ao final da atual temporada pode significar uma redução de 25 milhões de euros (R$ 110 milhões) no valor reservado pelo Barcelona para a sua transferência, concretizada em janeiro de 2018 junto ao Liverpool.

Segundo a publicação, dos 40 milhões de euros previstos em cláusulas de bônus, apenas 15 milhões de euros já foram pagos por objetivos atingidos: classificações para duas Liga dos Campeões e 25 partidas com a camisa do clube.

Os outros 25 milhões teriam a seguinte divisão: 5 milhões pela conquista da competição europeia e 20 milhões por atingir 100 jogos no clube. Como ele não chegará a essa marca até o fim da temporada, o valor não precisaria ser pago.

Desta maneira, o valor final desembolsado pela contratação de Coutinho ficaria em 135 milhões de euros, sendo 120 milhões do pagamento à vista e 15 milhões das cláusulas variáveis. Essa economia, segundo o jornal, está sendo levada em conta na avaliação do melhor caminho em relação ao brasileiro.

No entanto, vale ressaltar que o Barcelona, caso decida pela venda, dificilmente conseguirá receber um valor próximo ao gasto na transferência. Em um ano e meio de clube, Coutinho sofreu com a instabilidade e se desvalorizou.

A pressão aumentou em cima do jogador com a eliminação para o Liverpool nas semifinais da Liga dos Campeões. Com atuações apagadas, ele chegou a receber "nota 0' do jornal "Sport" na avaliação da derrota por 4 a 0 no Anfield Road.