Topo

Brasileirão - 2019

Santos finaliza muito mais, mas eficiência dá liderança ao Palmeiras

Bruno Henrique abraça Dudu na comemoração do gol do Palmeiras diante do Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro 2019 - Thomas Santos/AGIF
Bruno Henrique abraça Dudu na comemoração do gol do Palmeiras diante do Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro 2019 Imagem: Thomas Santos/AGIF

Do UOL, em São Paulo

13/05/2019 04h00

O torcedor mais crítico que foi ao Pacaembu neste domingo talvez não tenha saído tão satisfeito. Mesmo depois de ver o Santos esmagar o Vasco? Possivelmente, já que viu seus atacantes perderem uma infinidade de chances claras. Ao seus olhos, o placar de 3 a 0 pode ter sido pouco diante de um time que finalizou 23 vezes, acima de sua média de 17,3 por partida. Lideram o campeonato nesse quesito, aliás, segundo o Footstats.

Pois as oportunidades perdidas custaram ao time a liderança da competição. O Santos subiu para dez pontos, mas é superado pelo Palmeiras, justamente seu próximo oponente pela quinta rodada, em saldo de gols (sete a cinco). Mesmo que os atuais campeões tenham menos que a metade de finalizações até aqui, com média ínfima de oito por jogo.

Para termos uma ideia da diferença de volume de do líder para o vice-líder, basta notar que, no total, os palmeirenses buscaram o gol 32 vezes. Isto é, nove a menos do que o time de Jorge Sampaoli fez apenas nesta quarta rodada. Só o recém-promovido CSA está abaixo em tentativas finalizações, registre-se, com média de cinco por jogo (total de 20).

Pesa, de todo modo, a maior eficiência dos alviverdes, que acertam o alvo em 56,3% de suas tentativas, liderando a competição. Repetem, assim, algo que aconteceu na conquista do ano passado, quando foram o ataque mais regular, mas com índice menor de acertos (43,6%).

Não que o Santos erre o alvo mais do que acerte neste princípio de competição. Seu percentual de tiros ao alvo é de 53,6%, o segundo melhor. Mas é aí que as estatísticas não contam toda a história: entre acertar o gol e balançar a rede, existem goleiros e traves no meio do caminho.E a trave balançou diversas vezes no triunfo sobre o Vasco.

Com mais precisão, mesmo com bem menos arrojo, o ataque palmeirense já produziu um gol a mais que o santista: oito a sete, sendo o mais prolífico do Brasileirão.

O aproveitamento da equipe de Luiz Felipe Scolari é ainda mais intrigante quando acrescentamos os números do São Paulo para comparação. O time também chegou aos dez pontos após bater o Fortaleza e Rogério Ceni. O placar magro de 1 a 0 o deixou com seis gols de saldo.

O São Paulo aparece basicamente no meio do caminho entre Santos e Palmeiras em média de finalizações, com 12,3 por jogo (total de 49). Em termos de acerto ao alvo, ocupa a quinta colocação do ranking do Footstats, com 46,9%.

Ainda há muito campeonato pela frente. Precisamente 34 rodadas. Então vale também a ressalva de que Palmeiras, Santos e São Paulo enfrentaram adversários diferentes, com padrões de jogo diversos.

Com mando de campo no grande jogo da quinta rodada, sábado no Pacaembu, o Palmeiras espera manter seu padrão de eficiência e conter o ímpeto santista. Pelo Paulistão deste ano, só uma parte da estratégia funcionou: os adversários tentaram apenas dez finalizações. No fim, o único duelo entre as equipes de Felipão e Sampaoli no ano terminou em 0 a 0.