Topo

Como possível chegada de Hazard pode afetar Vinicius Júnior no Real Madrid

Eden Hazard pode brigar por vaga no Real Madrid com Vinícius Júnior na próxima temporada - Etsuo Hara/Colaborador/Getty Images e Soccrates/Colaborador/Getty Images
Eden Hazard pode brigar por vaga no Real Madrid com Vinícius Júnior na próxima temporada Imagem: Etsuo Hara/Colaborador/Getty Images e Soccrates/Colaborador/Getty Images

Rodrigo Garcia

Do UOL, em São Paulo

15/05/2019 04h00

Ao que tudo indica, faltam apenas formalidades para que Eden Hazard seja oficializado como novo contratado do Real Madrid. O negócio, que deve ser sacramentado por cerca de 100 milhões de euros, é mais um movimento do clube merengue em seu processo de reformulação do elenco, que nesta temporada decepcionou ao ser eliminado precocemente na Liga dos Campeões e por ter ficado fora da briga pelo título do Campeonato Espanhol.

Por conta do alto valor que será investido na negociação, que é vista como uma espécie de "resposta" do clube após a má temporada, a tendência é que Hazard confirme seu status de estrela dentro do elenco. E isso pode afetar diretamente a situação de Vinicius Júnior na equipe espanhola.

Na atual temporada, Vinicius Júnior teve escassas oportunidades de atuar sob o comando de Zinedine Zidane, já que estava lesionado quando o francês foi recontratado pelo clube. O pouco tempo dado ao atacante em campo desde que o brasileiro se recuperou, apenas 30 minutos, gerou até questionamentos na imprensa espanhola. E, ao que tudo indica, o ex-flamenguista precisará aguardar mais um tempo para se firmar como titular.

Após boas atuações na temporada atuando pelo lado esquerdo, posição carente desde a saída de Cristiano Ronaldo para a Juventus, Vinicius Júnior terá concorrência de peso por uma vaga na equipe titular.

Segundo o site "Who Scored", que analisa o desempenho dos atletas nas principais ligas europeias, a posição em que Hazard foi mais utilizado na temporada por Maurizio Sarri, técnico do Chelsea, é justamente a ponta esquerda. Atuando nesta faixa do campo em 31 partidas, o belga anotou 14 gols e deu nove assistências, obtendo nota geral de 7,99.

Ainda de acordo com o site, Hazard também teve bom desempenho quando atuou como "falso 9". Em sete exibições, o atleta marcou três gols e deu quatro assistências, obtendo nota geral de 7,62. Por fim, outra posição de destaque do ainda atacante do Chelsea foi quando jogou como "camisa 10" clássico, mais na armação. Foram seis partidas, com três gols marcados e duas assistências, que lhe renderam a nota mais alta dentre as avaliações: 8,01.

Já quando a análise é feita sobre o desempenho de Vinicius Júnior, é possível constatar que a maior parte de suas apresentações pelo Real Madrid foram atuando como ponta esquerdo. Como titular, o atacante fez nove partidas, marcou um gol e deu uma assistência, recebendo nota 7,22 do "Who Scored". O atacante ainda saiu do banco em dez oportunidades, marcando também um gol e dando uma assistência, recebendo nota geral de 6,27 nessas atuações.

Quais são as opções de Zidane para montar o time

Zidane conversa com Vinicius Júnior durante jogo do Real Madrid - JAVIER SORIANO/AFP - JAVIER SORIANO/AFP
Zidane conversa com Vinicius Júnior durante jogo do Real Madrid
Imagem: JAVIER SORIANO/AFP

Apesar de atuarem na mesma posição, nada impede que Zidane faça ajustes táticos para poder contar com o belga e o brasileiro em campo. Mas, para isso, algum deles precisará deixar a sua "zona de conforto".

Uma possibilidade seria ter Hazard como "camisa 10" da equipe, só que isso demandaria um ajuste tático na forma que a equipe joga. Nesta temporada, os meio-campistas mais utilizados foram Casemiro, Modric e Kroos, sendo que os dois últimos se revezavam no apoio ao ataque ao lado dos pontas. Portanto, seria necessário mexer na dinâmica da equipe para encaixar a estrela belga em uma função mais destinada à criação de jogadas.

Outra alternativa seria usar a mesma estratégia de Sarri e apostar no belga como um "falso 9", mas essa não parece uma opção muito viável. Além de ter Benzema como dono do posto e um dos poucos destaques do time na temporada, ainda existem diversas especulações envolvendo a contratação do atacante Luka Jovic, centroavante do Eintracht Frankfurt. Por isso, é difícil imaginar que Zidane vá abrir mão da possibilidade de ter um jogador de ofício na posição central do ataque.

Por fim, resta como opção colocar o belga na ponta direita do ataque, posição que não tem um "dono" no elenco madridista. Na temporada, rodaram por ali Lucas Vásquez e Gareth Bale, sendo o último um dos nomes já classificados como "carta fora do baralho" no clube espanhol. Contudo, Hazard poucas vezes atuou pelo setor, seja pela seleção belga, seja pelo Chelsea, e não parece ter a mesma facilidade de atuar por ali como demonstra em relação às outras posições.

Já Vinicius Júnior, ao longo de sua carreira, atuou majoritariamente pela ponta esquerda do ataque. Contudo, ao contrário de seu concorrente belga, ele ainda não demonstrou a mesma versatilidade para ser aproveitado em outros setores do campo.

Jogar como "camisa 10" não parece ser a saída ideal para o brasileiro, que ficará restrito a faixa central do campo e com pouco espaço para explorar suas características mais fortes, que são o drible e a velocidade.

Atuar pelo lado direito do ataque, então, pode ser uma boa aposta para o brasileiro. Com apenas 18 anos, é mais fácil explorar o potencial de desenvolvimento de Vinicius Júnior em uma nova posição do que tentar mudar Hazard. Além disso, como já citado acima, o lado direito do ataque merengue é uma posição que, teoricamente, está "aberta" na formação principal.

Agora, resta aguardar para ver se a contratação de Hazard realmente será oficializada pelo clube espanhol. E, se ela sair do papel, como Zidane fará para aproveitar dois dos jogadores mais talentosos que terá no setor ofensivo do Real.