Topo

Internacional

Como expulsão no Gre-Nal forjou novo titular do meio-campo do Inter

Nonato aprendeu com o erro no clássico Gre-Nal da primeira fase do Gauchão - Ricardo Duarte/SC Internacional
Nonato aprendeu com o erro no clássico Gre-Nal da primeira fase do Gauchão Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/05/2019 04h00

Nonato, de 21 anos, é o novo titular do meio-campo do Inter. Ao menos durante a lesão de Patrick, será o jovem ex-jogador do São Caetano que ocupará posto ao lado de Edenílson no centro de campo. E a construção dessa condição aconteceu com uma falha que marcou o início de sua trajetória.

Foi no clássico Gre-Nal da primeira fase do Gauchão. O bom desempenho quando entrava e as atuações pelo time suplente colocavam Nonato como principal atleta da equipe descaracterizada que entrou em campo na Arena.

Porém, a conduta dele esteve longe do esperado. Visivelmente nervoso, cometeu uma série de faltas, reclamou muito, e acabou expulso aos 28 minuto da primeira etapa, quando já tinha amarelo e fez, em seguida, outra falta dura.

Os erros foram justificados pela imaturidade. Era o primeiro Gre-Nal da trajetória dele no time de cima, em sua primeira temporada nesta condição. Mas ainda assim, depois do jogo o posto de primeiro reserva foi abalado. Nonato passou um tempo longe dos holofotes para avaliar o que havia feito no jogo.

E, segundo o próprio, aquela jornada na casa do rival serviu de aprendizado. Foi no campo da Arena, com a falha de comportamento e depois do jogo avaliando o que havia feito que Nonato aprendeu a lidar com a ansiedade natural de grandes jogos.

"Levei como aprendizado. Futebol não te dá tempo para lamentar e baixar a cabeça. Vamos ter a próxima chance logo. Levei como aprendizado, levantei a cabeça, tive uma lição. Não tenho nenhum problema quanto a isso. É passado para mim. Só almejo coisas maiores, olhando sempre para frente", disse o meio-campista do Inter.

Nonato foi recolocado no time paulatinamente. Passou a entrar em alguns momentos, outros não, e mostrou amadurecimento após a falha. Não houve outro foco de descontrole como naquele primeiro tempo e a chance de sequência não demorou a aparecer.

A lesão muscular na coxa esquerda de Patrick abriu brecha na equipe e ele tem aproveitado. Contra o Cruzeiro, no último domingo, Nonato marcou seu primeiro gol pelo time principal do Inter.

Contra o CSA, no próximo domingo, a tendência aponta para permanência na equipe. Patrick segue fora por lesão, e o rendimento de Nonato já põe em dúvida o retorno dele aos 11 iniciais após este período.

O duelo do Colorado com os alagoanos ocorre às 16h (de Brasília), no Beira-Rio.

Internacional