Topo

Uefa encaminha processo que pode tirar City da Champions; clube se irrita

Manchester City é o atual bicampeão do Campeonato Inglês - Toby Melville/Reuters
Manchester City é o atual bicampeão do Campeonato Inglês Imagem: Toby Melville/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/05/2019 07h37

A Uefa confirmou, por meio de um comunicado divulgado hoje, que o comitê de controle financeiro de clubes encaminhou para a câmara de resolução a investigação sobre o Manchester City que apura possíveis violações ao fair-play financeiro.

Em reportagem nesta semana, o jornal "The New York Times" disse que o clube corre o risco até de ser excluído da próxima Liga dos Campeões caso seja punido no processo. A Uefa não detalhou o caso, mas segundo a publicação o clube pode ter dado declarações falsas durante investigação anterior e pode ter falsificado o valor real de alguns contratos de patrocínio.

"O investigador-chefe do Comitê de Controle Financeiro de Clubes (CFCB), após ter consultado outros membros da câmara investigatória independente do CFCB, decidiu remeter o caso do Manchester City FC para a câmara de resolução do CFCB, depois da conclusão da sua investigação", diz o comunicado.

"A câmara investigatória do CFCB abriu uma investigação ao Manchester City FC no dia 7 de março de 2019 por potenciais quebras nos regulamentos do fair play financeiro (FFP) que foram tornadas públicas através de vários órgãos de comunicação. A Uefa não fará mais nenhum comentário sobre o assunto até que seja anunciada uma decisão da câmara de resolução do CFCB", completa a entidade.

Em nota oficial, o Manchester City criticou o processo. "O clube de futebol do Manchester City está desapontado, mas lamentavelmente não surpreso, pelo súbito anúncio do encaminhamento que será feito pelo investigador-chefe do CFCB IC, Yves Leterme. O Manchester City está inteiramente confiante em um resultado positivo quando o assunto é considerado por um órgão judicial independente", diz o comunicado.

"A acusação de irregularidades financeiras continua a ser totalmente falsa e a CFCB IC ignora um conjunto abrangente de provas irrefutáveis fornecidas pelo Manchester City FC à câmara. A decisão contém erros, interpretações erradas e confusões resultantes fundamentalmente de uma falta básica do devido processo e persistem questões importantes não resolvidas levantadas pelo Manchester City FC, como a parte de que o clube considerou ser um processo totalmente insatisfatório, reduzido e hostil", completa.

A expectativa é que o comitê se manifeste nos próximos dias. O Manchester City é, junto ao Paris Saint-Germain, um dos principais clubes que figuravam no final do ano passado no que ficou conhecido como "Football Leaks", as investigações jornalísticas sobre os detalhes dos negócios no futebol.

O princípio do fair-play financeiro da Uefa proíbe um clube que participa das competições europeias de gastar mais do que ganha. As sanções podem ir desde simples advertências até a exclusão de torneios.

O City foi multado em 60 milhões de euros em 2014 por burlar as regras do fair-play financeiro. Além disso, o clube também foi proibido pela entidade de inscrever 25 jogadores na Liga dos Campeões seguinte, podendo eleger apenas 21 jogadores para participar do torneio.