Topo

Blogueiros se dividem quanto à convocação, mas reprovam tratamento a Neymar

Joe Klamar/AFP
Imagem: Joe Klamar/AFP

Do UOL, em Santos (SP)

17/05/2019 14h31

Tite anunciou na manhã de hoje a sua lista de 23 jogadores para a disputa da Copa América. David Neres, do Ajax, foi confirmado para a competição, assim como Fernandinho, do Manchester City. Por outro lado, nomes que viviam a expectativa de serem convocados, como Vinicius Júnior, do Real Madrid, Fabinho, do Liverpool, e Lucas Moura, do Tottenham, não entraram no chamado.

E você, o que achou da lista feita por Tite? Faltou alguém? Algum jogador não deveria estar presente? Veja o que pensam os blogueiros do UOL Esporte:

Qual jogador foi injustiçado ao ficar fora da Copa América?

Enquete encerrada

Total de 46939 votos
30,73%
Matthew Childs/Reuters
13,92%
Simon Stacpoole/Offside/Getty Images
13,63%
Pedro Martins / MoWA Press
11,49%
Santos FC/Getty Images/Reprodução
10,80%
Daniel Vorley/AGIF
6,67%
Denis Doyle/Getty Images
3,84%
Marcello Zambrana/AGIF
3,80%
Piroschka Van De Wouw/Reuters
1,49%
Ale Cabral/AGIF
1,45%
Divulgação
1,43%
Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images
0,75%
Victoria Haydn/Man City via Getty Images

ANDRÉ ROCHA

Convocação temerária pelo contexto. Deixando de fora Fabinho e Lucas Moura, jogadores com confiança no teto, e insistindo com Fernandinho, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho em baixa. E Neymar é uma incógnita. Tite arrisca o pescoço por lealdade. Cada vez mais parece um grande técnico que não consegue ser bom selecionador. Vai precisar de muita proteção do acaso para vencer a Copa América em casa. Ainda carrega a pressão da obrigação de vencer porque sobrou nas últimas eliminatórias - uma bobagem, mas é assim que funciona na prática. Terá que achar um time e ir com ele até o fim. (LEIA MAIS)

JUCA KFOURI

A convocação está correta. Eu prefiro o Danilo ao Fagner e o Fabinho ao Fernandinho. Mas o que eu mudaria mesmo é o modo de tratar o Neymar... (LEIA MAIS)

MARCEL RIZZO

A renovação poderia ir além do que foi. Há nomes interessantes como Allan, Militão, Paquetá, Richarlison e Neres, mas eu ousaria mais com Vinicius Jr., por exemplo. Fernandinho é ótimo jogador, mas tem dificuldade na seleção. Zaga também com poucas mudanças, o que mostra que a prioridade de Tite não está em 2022, mas em 2019. (LEIA MAIS)

MAURO CEZAR

Lamentável Tite minimizando os atos recentes de Neymar, a ausência de Marcelo, em má fase, é verdade, como Coutinho, que foi chamado, além de Fabinho, estranhamente fora. Mas a ausência mais bizarra é a de Lucas Moura, decisivo na campanha do Tottenham na Champions League, não apenas na partida contra o Ajax, mas desde a fase de grupos.

MENON

Eu acho que Tite deveria convocar a seleção visando a Copa-22 e não a Copa América. Não deveria chamar jogadores veteranos e, sim, apostar na renovação.

Mas, eu tenho certeza que, caso perca a Copa América, Tite terá seu emprego em risco. Eu mesmo, que não gosto de seu trabalho, criticaria ainda mais.

Então, farei a análise de acordo com as necessidades de Tite. De que adianta renovar e ser demitido?

Dá para fazer um bom trabalho com renovação total. Sim, dá. Mas Tite é cuidadoso e tem lá sua razão.

Assim, teria poucas ressalvas. Convocaria Fabinho e não Fagner. Fabinho foi ótimo agora na Liga dos Campeões, enfrentando Messi. Jogou como volante, mas também é lateral.

E Fernandinho? Um tigrão no Manchester e um gatinho na seleção. Mas joga muito. Que mostre o que todos esperam.

David Neres foi boa convocação. Lucas e Vinícius Jr também seriam.

O mais bacana, para mim, foi o abandono de Renato Augusto e Paulinho, sempre presentes. Está na hora de pagarem pela opção pela conexão China.

Quem foi convocado por Tite e Edu foi o verbo oportunizar. Esse não faltará nunca. (LEIA MAIS)

PERRONE

Gostei da convocação. Não faria mudanças. Na minha opinião isso confirma aquela história de que não temos mais talentos para montar dois times de nível como antigamente. A conta hoje é justa, pouca gente sobra. Alguém aí queria o Lucas Moura? Pra mim ele precisa jogar por mais tempo em alto nível antes de ser chamado. (LEIA MAIS)

PVC

Eu convocaria Fabinho no lugar de Fágner. Fernandinho é impopular, mas fez grande temporada. Seu problema é o retrospecto na seleção, não sua qualidade. Tite não desistiu. O técnico se esquiva de solucionar o caso Neymar publicamente, mas não se esquivou da primeira resposta: "Neymar errou." Para mim, a coisa mais relevante da convocação foi sua admissão de que o Brasil não está jogando bem depois da Copa. Este é o ponto mais importante. Gostaria de meias mais criativos. Não há. De um centroavante mais perigoso do que Gabriel Jesus. Seria Pedro, que se machucou. Talvez a solução para a camisa 9 seja Richarlison. Ou Firmino, que não joga na seleção no mesmo nível do Liverpool. (LEIA MAIS)