Topo

Brasileirão - 2019

Garoto de 17 anos brilha com dois gols, e Flu bate o Cruzeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/05/2019 19h54

Após o empate por 1 a 1 pela Copa do Brasil, Fluminense e Cruzeiro voltaram a duelar no Maracanã. Dessa vez, no entanto, vitória tricolor por 4 a 1, com gols de Nino, Luciano e João Pedro, que fez dois (Robinho fez o dos cruzeirenses). Autor do terceiro e do quarto gol tricolor, João Pedro, de 17 anos, já havia marcado nos acréscimos na última quarta-feira.

O triunfo da equipe de Fernando Diniz fez jus ao que foi a partida, já que os cariocas tiveram a maior parte do duelo sob seu comando. Por vezes muito apático, o Cruzeiro deixou o adversário à vontade.

Na próxima quinta-feira, o Flu recebe a visita do Atlético Nacional, em jogo válido pela Copa Sul-Americana. Já o Cruzeiro só volta a campo no próximo domingo, quando encara a Chapecoense, às 19h, no Mineirão.

Quem brilhou: Matheus Ferraz soberano

O zagueiro vem realizando uma temporada muito consistente pelo Flu, e fez novamente ótimo jogo diante dos mineiros. Bem no jogo aéreo e seguro no combate, o jogador teve ótima atuação. Ele arriscou uma bomba de fora da área e quase deixou a sua marca.

Quem foi mal: Henrique irreconhecível

O capitão cruzeirense Henrique não foi o mesmo de outros jogos. Presa fácil no meio-campo, teve dificuldades para marcar os meias do Fluminense e praticamente não ganhou os duelos que disputou no setor central do campo.

Defesa e bobeada! Agenor em noite de titular no Flu

Após ganhar a vaga de Rodolfo, o goleiro Agenor foi bem quando precisou defender, mas deu mole no lance que originou o gol de Robinho. Se fez bom trabalho em chute de Pedro Rocha, o goleiro falhou na saída de bola que resultou no gol cruzeirense.

Flu mais efetivo se impõe ao rival

Assim como no jogo da última quarta-feira, o Fluminense teve mais a bola, criou mais oportunidades, mas foi mais agressivo no jogo de hoje. O estilo de troca de passes foi mantido à risca, mas os tricolores foram mais incisivos e criaram mais dificuldades para o goleiro Rafael, que teve de trabalhar no Maracanã. A atuação dá força ao estilo implantado por Fernando Diniz, que prega fidelidade ao seu modelo, seja lá qual for o rival do outro lado do campo.

Cruzeiro oscila e é castigado

Diferentemente do jogo de quarta, o Cruzeiro agrediu mais. Por outro lado, suas tentativas de contra-atacar seguiram aquém do esperado se analisada a capacidade técnica dos jogadores. A equipe oscilou muito e parecia só jogar na base dos estímulos que vinham através das broncas de Mano Menezes na beira do campo. Disperso em alguns momentos, foi rápido na tentativa de reação com o gol de Robinho, mas mostrou pouca criatividade para buscar o empate com todo o segundo tempo pela frente. Sem inspiração, caiu no jogo burocrático do Flu e ainda levou o terceiro.

Cruzeiro pede VAR

Logo no início da partida, Pedro Rocha recebeu uma bola esticada e reclamou de empurrão dentro muito próximo da área. O juiz Flávio Rodrigues de Souza ignorou a possível infração e gerou reclamações dos cruzeirenses, que pediram a intervenção do árbitro de vídeo. Comentarista do "Premiere", o ex-juiz Sandro Meira Ricci viu falta no lance e disse que Gilberto teria de ser expulso.

Cruzeiro pede VAR - Parte 2

Na etapa final, o atacante Fred foi derrubado por Agenor dentro da área. Na sobra, Pedro Rocha empurrou para o gol, mas o árbitro já havia marcado o pênalti. A infração, no entanto, foi anulada pelo assistente, para desespero cruzeirense. O assistente apontou corretamente impedimento do camisa 9.

Presentão

Aniversariante doa dia, o atacante Luciano festejou seus 26 anos em grande estilo: com gol e vitória no Maracanã. Antes de a bola rolar, o Flu parabenizou o jogador em suas redes sociais.

Cronologia do jogo

De cabeça, o zagueiro Nino abriu a contagem para o Flu aos 43 do primeiro tempo. O segundo gol veio em altíssima velocidade, já que Luciano ampliou com menos de 1 minuto de segundo tempo. A reação Cruzeirense não tardou e Robinho diminuiu aos 3. Aos 35, João Pedro aproveitou cruzamento de Marcos Paulo. Aos 49, o jovem marcou novamente e decretou a goleada.

Rede tricolor

Agora um dos "proprietários" do Maracanã, o Fluminense vai colocando a sua cara no estádio. Para o jogo contra o Cruzeiro, o Tricolor instalou redes nas cores verde, branco e grená nas duas balizas.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 4 x 1 CRUZEIRO

Data e hora: 18 de maio de 2019, às 18h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Cartões amarelos: Rodriguinho, Pedro Rocha (CRU); Allan, Luciano (FLU)
Cartões vermelhos: -
Gols:
Nino, aos 43 minutos do primeiro tempo; Luciano, a 1 minuto do segundo tempo; Robinho, aos 3 minutos do segundo tempo; João Pedro, aos 35 minutos do segundo tempo; João Pedro, aos 49 minutos do segundo tempo.

FLUMINENSE
Agenor; Gilberto, Matheus Ferraz, Nino e Caio Henrique; Allan, Daniel (Igor Julião) e Paulo Henrique Ganso; Yony González, Luciano (Marcos Paulo) e Léo Artur (João Pedro). Técnico: Fernando Diniz

CRUZEIRO
Rafael, Orejuela (Marquinhos Gabriel), Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Romero e Robinho; Rodriguinho (David), Pedro Rocha e Fred (Sassá). Técnico: Mano Menezes