Topo

Brasileirão - 2019

Mais desfalques à vista. Times do BR têm gringos cotados para Copa América

Guerrero está na pré-lista do Peru e pode desfalcar Inter - Ricardo Duarte/SC Internacional
Guerrero está na pré-lista do Peru e pode desfalcar Inter Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Do UOL, em São Paulo

18/05/2019 04h00

A lista de desfalques dos clubes brasileiros para as partidas que antecedem a Copa América não se resumirá aos jogadores convocados por Tite para a seleção principal e por André Jardine para a Sub-23. Diversos times do Campeonato Brasileiro vivem a expectativa de convocações definitivas de outras seleções para contabilizar as perdas que podem atingir até três rodadas do torneio.

Até o momento, apenas a seleção brasileira apresentou lista com os 23 nomes. Outras, como Peru e Paraguai, optaram por divulgar a pré-lista com 40 jogadores e já indicaram prováveis desfalques dos times brasileiros (veja abaixo). As seleções têm até o dia 30 de maio para oficializar para a Conmebol a convocação final.

Oficialmente, os clubes são obrigados a liberar os jogadores a partir do dia 3 de junho. Porém, muitas seleções iniciarão os trabalhos antes e devem tentar uma apresentação antecipada.

Sanchez - Ivan Storti | Santos FC - Ivan Storti | Santos FC
Sanchez está entre os cotados para ser convocado pelo Uruguai
Imagem: Ivan Storti | Santos FC

O Santos é um dos que pode ser mais afetado. O peruano Christian Cueva, o colombiano Felipe Aguilar, o paraguaio Derlis González e o venezuelano Yeferson Soteldo estão nas pré-listas de suas respectivas seleções e podem virar desfalque. O uruguaio Carlos Sanchez é outro que pode ser chamado para a Copa América. Entre os jogos previstos para o clube no período está o clássico contra o Corinthians, no dia 12 de junho.

Já é certo que os times que tiverem jogadores convocados serão desfalcados na oitava (7 a 10 de junho) e nona rodada (12 e 13 de junho) do Campeonato Brasileiro. A possibilidade de desfalque em partidas anteriores dependerá da negociação com as seleções.

Existe uma preocupação extra para quem disputa a Copa do Brasil. Santos x Atlético-MG (6 de junho), Flamengo x Corinthians (4 de junho), Cruzeiro x Fluminense (5 de junho) e Athletico-PR x Fortaleza (5 de junho) estão marcados para depois do prazo obrigatório para liberação dos atletas. A CBF já avisou que vai liberar para estes jogos os atletas da seleção brasileira nesta situação, mas outras federações podem ter postura diferente.

Tite convocou os corintianos Fagner e Cássio e o gremista Everton para a disputa da Copa América. Estes jogadores já são desfalques certos em pelo menos duas rodadas do Campeonato Brasileiro, mas vão jogar na Copa do Brasil.

Vale lembrar que outros clubes terão desfalques por conta da convocação da seleção sub-23 para o Torneio de Toulon. São eles Matheus Vital e Pedrinho (Corinthians), Antony (São Paulo), Rodrygo (Santos), Pedro (Fluminense), Guga (Atlético-MG), Matheus Henrique (Grêmio), Iago (Internacional) e Renan Lodi (Athletico).

A apresentação destes jogadores sub-23 está marcada para o dia 28 de maio, o que implicará em desfalques nas rodadas 7, 8 e 9 do Campeonato Brasileiro e em duelos de volta da Copa do Brasil. Porém, existe a possibilidade de clubes conseguirem a liberação.

Veja quem joga no Brasil e ainda pode ser convocado para a Copa América

Argentina
*Ainda não anunciou a lista, mas os jornais publicaram os 40 nomes da pré-lista com a presença de um jogador que atua no Brasil.

Walter Kannemann (Grêmio)

Peru
* Divulgou a pré-lista com 40 nomes, com a presença de três jogadores que atuam no Brasil

Paolo Guerrero (Inter)
Christian Cueva (Santos)
Miguel Trauco (Flamengo)

Paraguai
* Divulgou a pré-lista com 40 nomes, com a presença de cinco jogadores que atuam no Brasil

Gatito Fernandez (Botafogo)
Gustavo Gómez (Palmeiras)
Piris da Motta (Flamengo)
Derlis González (Santos)
Ángel Romero (Corinthians)

Equador
* Lista será divulgada na segunda-feira, dia 20 de maio. Três jogadores que atuam no Brasil estão cotados

Arboleda (São Paulo)
Sornoza (Corinthians)
Juan Cazares (Atlético-MG)

Colômbia
* Divulgou a pré-lista com 40 nomes, com a presença de quatro jogadores que atuam no Brasil

Felipe Aguilar (Santos)
Luis Orejuela (Cruzeiro)
Gustavo Cuellar (Flamengo)
Yimmi Chará (Atlético-MG)

Uruguai
*Ainda não divulgou a pré-lista, mas tem dois jogadores que atuam no Brasil entre os cotados

Carlos Sanchez (Santos)
Giorgian De Arrascaeta (Flamengo)

* Outros jogadores uruguaios, como David Terans e Nico López, atuam no Brasil, mas não têm sido convocados por Tabárez.

Venezuela
* Divulgou a pré-lista com 40 nomes, com a presença de um jogador que atua no Brasil

Yeferson Soteldo (Santos)

Chile
Ainda sem data definida, a seleção irá divulgar os 23 escolhidos da lista final até o dia 30 de maio. Não tem jogadores que atuam no Brasil entre os cotados

Bolívia
Apresentou a pré-lista sem a presença de jogadores que atuam no Brasil.

Qatar e Japão
Não tem jogadores elegíveis atuando no Brasil.