Topo

Vasco

Vasco de Luxemburgo tem treino integral e "aquecimento lúdico"

Vanderlei Luxemburgo faz trabalho individual com atacante Maxi Lopez em treino do Vasco no CT do Almirante - Rafael Ribeiro / Twitter do Vasco
Vanderlei Luxemburgo faz trabalho individual com atacante Maxi Lopez em treino do Vasco no CT do Almirante Imagem: Rafael Ribeiro / Twitter do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, Rio de Janeiro

18/05/2019 04h00

São só três dias sob comando de Vanderlei Luxemburgo e sua trupe, mas os jogadores do Vasco já sentiram diferença na rotina com o experiente treinador. Os então esquecidos treinos integrais retornaram e as atividades físicas têm dado espaço para alguns momentos recreativos com a batuta do preparador Antônio Mello.

Luxa implementou o treinamento em dois períodos no CT do Almirante na última terça (14) e quarta-feira (15), com os atletas almoçando e descansando em um hotel na Barra da Tijuca (RJ), onde costumam se concentrar. Sua ideia é acelerar o processo de absorção de sua filosofia de trabalho e também melhorar o condicionamento físico do elenco, algo prioritário em sua concepção.

Formado em Educação Física pela UFRJ e com passagens pela seleção brasileira, Real Madrid e pelo próprio Vasco - onde integrou a comissão técnica do time de 2000, campeão da João Havelange e da Mercosul - Antônio Mello terá a missão de não só colocar os jogadores do profissional "na ponta dos cascos" como também coordenará todo o setor das divisões de base.

"Fui convidado para coordenar todo o trabalho da preparação física, do profissional ao mirim. Cheguei faz pouco tempo, mas já comecei a estruturar, junto com a fisiologia da equipe principal, tudo o que vamos apresentar para os preparadores da base. Quero deixar um legado aqui no Vasco, fazer um trabalho que fique para sempre, com minha experiência, meu conhecimento e minha capacidade de vencer. O mais importante na nossa vida profissional é sermos reconhecidos. Tenho 43 anos de futebol e 40 títulos, e me orgulho desse currículo. Onde é importante isso? Quando transformamos isso na vontade de vencer em campo. A conquista precisa ser o nosso maior objetivo, mas precisamos dar um passo de cada vez", disse o preparador ao site oficial do Vasco.

Logo em seu primeiro treino, na última terça (14), Antônio Mello colocou em prática algumas de suas conhecidas atividades que mesclam o esforço físico com recreação, algo que o próprio chama de "aquecimento lúdico". A ideia do profissional é tornar um dos compromissos que os atletas encaram como mais chatos, como algo mais leve.

Maxi ganha atenção especial de Luxemburgo

Na última quarta-feira (15), o atacante Maxi Lopez ganhou uma atenção especial de Vanderlei Luxemburgo, que mesmo fora de sua função, o auxiliou em uma atividade que misturava trabalho técnico com físico.

Os ex-jogadores Zinho e Junior previram que Maxi Lopez e Bruno Cesar - dois jogadores que têm problemas com a balança - "sofrerão" um pouco com Luxa, já que, segundo ambos, o treinador não abre mão do ápice físico.

O novo técnico do Vasco ainda terá o treino de amanhã (18) antes de sua estreia neste domingo (19), às 19h, contra o Avaí, em São Januário.

O Cruzmaltino é o lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas um ponto.

Vasco