Topo

Edmilson critica faixa a Neymar na seleção: "capitão tem que ser exemplo"

Do UOL, em São Paulo

19/05/2019 19h20

Edmilson é contra o fato de a faixa de capitão da seleção brasileira ser de Neymar. Para o ex-jogador, que esteve no grupo campeão da Copa do Mundo de 2002, o posto deve ser dado a quem dá o exemplo para o restante do elenco, seja dentro ou fora de campo.

Para o zagueiro que participou efetivamente do último título do Brasil em Mundiais, o momento do camisa 10 do Paris Saint-Germain não ajuda, e falta sequência de jogos. Vale destacar que o astro brasileiro ficou afastado dos gramados por três meses por conta de lesão no pé direito, parecida com a sofrida antes do torneio da Rússia no ano passado.

"Eu acho que o capitão de uma seleção brasileira e de um time tem que ser exemplo dentro e fora de campo. Neste momento, lamentavelmente, o Neymar não está conseguindo ter essa sequência de jogos, que ajudaria ele a ter essa liderança natural", disse o ex-atleta ao Esporte Interativo, em evento na França.

Após a Copa da Rússia, Neymar foi fixado como capitão por Tite. O questionamento popular pela escolha do comandante ficou ainda mais forte após o atleta se envolver recentemente em polêmicas.

Primeiro, o camisa 10 reclamou, no Instagram, da arbitragem na eliminação do PSG da Liga dos Campeões, e foi punido com três partidas pela Uefa. Na sequência, agrediu um torcedor do Rennes após vice na Copa da França. Por esta confusão, gancho de mais três jogos.

Perguntado sobre o episódio de indisciplina de Neymar quando convocou os 23 nomes para a disputa da Copa América, Tite afirmou que ele errou e prometeu que irá chamá-lo para um diálogo particular.

"É um time experiente (para a Copa América), tem vários jogadores que já foram capitães. Nesse momento não seria legal dar a faixa para ele. Mas é uma coisa muito particular do Tite também", concluiu Edmilson.