Topo

Grêmio

Luan atrai times portugueses e pode deixar Grêmio na próxima janela

Luan pode atuar em clubes de Portugal se for negociado na próxima janela - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Luan pode atuar em clubes de Portugal se for negociado na próxima janela Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Marcus Alves e Marinho Saldanha

Do UOL, em Lisboa (POR) e Porto Alegre

19/05/2019 04h00

Luan está em pauta nos três grandes clubes de Portugal. O atacante do Grêmio, eleito melhor jogador da América em 2017, teve o nome apresentado a Sporting, Benfica e Porto, que estão dispostos a tentar o investimento na próxima janela de transferências. Com 26 anos, o jogador tem perspectiva de se transferir por uma série de fatores.

Segundo apurou o UOL Esporte, há uma sinalização de negócio com valores próximos a 10 milhões de euros (R$ 45,7 milhões pela cotação atual), com a possibilidade de discussão para o Grêmio manter um percentual sobre eventual venda futura. Sporting e Porto estão mais interessados, mas o Benfica também não descartou investida.

Luan é visto em Portugal como jogador com possibilidade de estourar rapidamente por lá e dar um salto dentro do continente.

Os times aguardam o fim da temporada, com a decisão da Taça de Portugal, no próximo final de semana, para ter uma posição mais concreta sobre o jogador. O Porto deve perder até sete titulares e o Sporting deve ficar sem Bruno Fernandes, craque do time, que joga em posição semelhante a Luan.

Enquanto o Porto não tem problemas financeiros, já que espera premiação da Liga dos Campeões e vendeu recentemente Eder Militão ao Real Madrid, o Sporting necessitaria de parceiros para firmar o investimento.

Negociação é viável

Antes tratado como "inegociável", Luan não ocupa mais este posto no Grêmio. A condição de titular absoluto da equipe gaúcha mudou neste ano, ele foi sacado do time por Renato Gaúcho para passar por um período de recondicionamento físico e está, aos poucos, retomando protagonismo. Neste domingo, por exemplo, sequer está com o elenco em Fortaleza para o jogo contra o Ceará pela quinta rodada do Brasileiro.

Além disso, quando renovou seu contrato com o Tricolor, em novembro de 2017 durante a disputa da Libertadores, Luan teve sua multa rescisória reduzida. Hoje a cláusula que obriga venda está fixada em 18 milhões de euros (R$ 82,3 milhões pela cotação atual). O valor estipulado pelos portugueses fica próximo disso e autoriza negociação.

Ainda pesa para uma possível saída o tempo de vínculo. Luan tem contrato com o Grêmio até o fim de 2020. Ou seja, a próxima janela de transferências é a última "janela grande" da Europa (início de temporada) sem que o jogador esteja autorizado a assinar pré-contrato com qualquer equipe.

O Grêmio ainda não recebeu qualquer contato ou proposta para saída de Luan. No entanto, segundo apurou o UOL Esporte, a negociação é encarada como uma possibilidade, já que na última renovação de contrato do jogador tal situação já se apresentava.

Em 2019 Luan disputou 18 partidas e marcou cinco gols. Na temporada passada foram 11 gols em 40 jogos, e na anterior, 18 gols em 52 partidas.

Grêmio