Topo

Espanhol - 2019

Messi faz dois gols em 1min, mas Barça empata em despedida do Espanhol

Messi durante jogo do Barcelona contra o Eibar pelo Espanhol - Joan Jordan REUTERS/Vincent West
Messi durante jogo do Barcelona contra o Eibar pelo Espanhol
Imagem: Joan Jordan REUTERS/Vincent West

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/05/2019 13h07

Lionel Messi encerrou a temporada do Campeonato Espanhol como começou: com gols. O argentino, especialmente hoje (19), se mostrou inspirado e precisou do espaço de apenas um minuto para anotar dois gols e praticamente assegurar a Chuteira de Ouro de 2018-2019. A festa, no entanto, não foi completa, já que o Barcelona ficou apenas no empate por 2 a 2 com o Eibar, fora de casa, na última rodada da liga.

Em uma tarde de festa em Eibar, com a comemoração oficial da permanência do clube na elite da Espanha, Messi mais uma vez se destacou. Aos 31min, o argentino balançou as redes e empatou o jogo para o Barcelona. Demorou menos de um minuto para o camisa 10 receber passe magistral de Ivan Rakitic, arrancar e tocar com categoria para anotar o seu segundo no jogo.

As duas bolas na rede no espaço de um minuto deixam Messi com 36 no Campeonato Espanhol. Na briga pelo prêmio de artilheiro da Europa, o craque ganhou uma folga de quatro gols em comparação ao Kylian Mbappé. O jovem astro do PSG anotou também dois gols ontem (19), diante do Dijon, e chegou aos 32 - o Paris Saint-Germain ainda tem mais um compromisso pelo Campeonato Francês.

O resultado de igualdade faz o campeão Barcelona encerrar a campanha com 87 pontos, 11 a mais do que o vice-líder Atlético de Madri. O Eibar, por outro lado, somou 47 e finalizou a campanha em 12º, longe de uma briga mais direta contra o rebaixamento - Huesca e Girona, Huesca e Rayo Vallecano caíram para a segunda divisão.

O clima festivo deste domingo fez o Eibar controlar o Barcelona no quesito intensidade. A equipe apertou a marcação no setor de meio-campo e deu pouco espaço para Messi no início do jogo. A recompensa pelo bom trabalho veio aos 20min, quando Marc Cucurella, atleta criado em La Masia, abriu o marcador.

Messi comemora - REUTERS/Vincent West - REUTERS/Vincent West
Messi precisou de 1min para anotar dois gols e ganhar folga na briga pela Bola de Ouro
Imagem: REUTERS/Vincent West

Os poucos espaços dados no início do jogo incomodaram, e Messi demorou a se encontrar no gramado. Quando se achou, foi letal ao anotar dois gols em um minuto e virar para o Barcelona. No primeiro, o camisa 10 aproveitou belo passe de Vidal para tocar quase sem ângulo para o gol. Segundos depois, toque de cobertura para virar o duelo.

Os gols de Messi não abalaram o Eibar, que se recuperou graças a outro argentino. Pablo de Blasis, aproveitando saída equivocada do goleiro Jasper Cillessen e fez um golaço por cobertura aos 45min da primeira etapa, definido o resultado no último jogo do Campeonato Espanhol em 2018-2019.