Topo

Cruzeiro marca reunião com elenco por cobranças após tropeços

Após primeira conversa com Mano Menezes, diretoria fará reunião hoje com os jogadores do Cruzeiro - Igor Sales/Cruzeiro
Após primeira conversa com Mano Menezes, diretoria fará reunião hoje com os jogadores do Cruzeiro Imagem: Igor Sales/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

21/05/2019 04h00

A reapresentação do Cruzeiro, na tarde de hoje, será marcada por uma reunião entre membros da diretoria, comissão técnica e os jogadores do clube. Sem vencer há quatro jogos, o time atravessa seu pior momento na temporada. O vice-presidente de futebol, Itair Machado, também deverá conceder uma entrevista à imprensa para falar sobre o momento delicado.

Desde o fim do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro vem apresentando uma queda de rendimento considerável tanto em resultados quanto em rendimento individual e coletivo. Somando a Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro, o time já não vence há quatro jogos. No último final de semana, perdeu para o Fluminense e voltou a sofrer quatro gols em uma só partida após quase 15 meses.

Insatisfeita com o desempenho do time, a diretoria já fez um primeiro contato com o técnico Mano Menezes para saber como melhorar o atual cenário. A conversa aconteceu ainda no domingo, após o retorno da delegação para Belo Horizonte. Participaram da reunião o técnico Mano Menezes, o auxiliar Sidnei Lobo e alguns dirigentes.

Na tarde de hoje, um novo encontro será realizado, desta vez contando com a presença dos jogadores, que voltarão de folga. Outra novidade é que o vice-presidente de futebol, Itair Machado, irá comparecer ao centro de treinamento e vai falar com a imprensa pela primeira vez após ficar algumas semanas impedido de dar declarações.

Homem forte no futebol do Cruzeiro, Itair foi punido no pelo TJD/MG no final de abril. O dirigente pegou 15 dias de suspensão por causa de declarações contra a Federação Mineira de Futebol: "Nós não teremos nenhum tipo de relacionamento com a Federação Mineira, porque todo mundo sabe que eles são atleticanos e que eles decidem com a camisa e o coração", disse o dirigente, no início do ano. Por essa e outras falas, Itair foi julgado nos artigos 243-D (incitar o ódio ou a violência), 243-F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto) e 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras).

Por causa da suspensão, Itair estava impedido de comparecer aos jogos do Cruzeiro durante o período estipulado. Porém, o vice-presidente de futebol compareceu ao Mineirão na partida contra o Ceará (dia 1º de maio), e teve sua pena ampliada para 30 dias por descumprimento de uma decisão do órgão. Na tarde de ontem, o STJD decidiu acatar o efeito suspensivo apresentado pelo Cruzeiro, e o dirigente teve sua punição suspensa.