Topo

Vasco

Sidão ganha "padrão Luxemburgo" de atuar e se redime no Vasco

Sidão faz defesa durante a partida entre Vasco e Avaí pelo Campeonato Brasileiro - Dhavid Normando/Futura Press/Estadão Conteúdo
Sidão faz defesa durante a partida entre Vasco e Avaí pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Dhavid Normando/Futura Press/Estadão Conteúdo

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/05/2019 04h00

Nada de sair jogando com os pés. Foi com esta ordem do técnico Vanderlei Luxemburgo que Sidão entrou em campo e, mesmo sob forte desconfiança da torcida, se destacou no empate do Vasco em 1 a 1 com o Avaí, no último domingo, em São Januário.

Ovacionado pelos vascaínos durante a partida, o arqueiro deixa para trás com o novo comandante o estilo que o popularizou em 2016, no Audax (SP), com Fernando Diniz, onde participava ativamente do jogo com passes aos jogadores de defesa.

Ironicamente, foi atuando com os pés que ele falhou na derrota por 3 a 0 para o Santos e gerou toda a polêmica, onde foi vítima de ironia de telespectadores, que o elegeram o "Craque do Jogo", em quadro da TV Globo.

Lembrado novamente na internet

Por ora titular do gol cruzmaltino enquanto Fernando Miguel se recupera de um estiramento na panturrilha direita, Sidão foi lembrado novamente pela web uma semana depois. Desta vez, porém, com justiça, entrando na "seleção do torcedor" promovida pelo twitter oficial do Campeonato Brasileiro.

Conversa com Luxemburgo e apoio

Uma das primeiras "missões" de Vanderlei Luxemburgo como treinador do Vasco foi justamente ter uma conversa em particular com o goleiro após toda a polêmica que o cercou e que gerou uma grande mobilização que transcendeu a comunidade do futebol.

Depois do bate-papo, ficou decidido que Sidão seria mantido entre os titulares numa forma de transmitir confiança a ele, algo que também foi feito pelos companheiros, que o abraçaram.

Fernando Miguel, inclusive, saiu em defesa de seu parceiro de posição num vídeo feito coletivamente por diversos goleiros do Brasil.

Adotou o silêncio

Depois de toda a situação pelo qual passou, Sidão decidiu adotar o silêncio. O arqueiro se posicionou sobre o assunto somente uma vez através de uma nota oficial em seu Instagram. Desde então, não falou mais e preferiu dar a resposta em campo.

Com a sombra dos jovens Alexander, Gabriel Félix e João Pedro, o goleiro está emprestado pelo Goiás até o fim desta temporada.

Vasco