Topo

Grêmio estreia na C. do Brasil focado em meta e fôlego para aliviar pressão

Grêmio não venceu no Brasileirão e soma apenas duas vitórias nos últimos oito jogos - Divulgação/Grêmio FBPA
Grêmio não venceu no Brasileirão e soma apenas duas vitórias nos últimos oito jogos Imagem: Divulgação/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

22/05/2019 04h00

O Grêmio estreia na Copa do Brasil 2019 hoje (22), contra o Juventude, com mais missões do que simplesmente ficar perto das quartas de final. A partida em Caxias do Sul ganhou novo status diante da arrancada de Brasileirão sem vitórias. Atuar bem no Alfredo Jaconi vai servir para deixar o grupo próximo de uma das metas traçadas até o recesso. Além, claro, que aliviar o ambiente em meio à pressão pelos resultados ruins.

Juventude e Grêmio jogam às 21h30 (horário de Brasília). A segunda partida, em Porto Alegre, acontece na quarta-feira da semana que vem.

Com três derrotas e dois empates no início do Campeonato Brasileiro, o Grêmio viu crescer a contestação ao trabalho de Renato Gaúcho. O treinador tem sido criticado por torcedores e também é alvo de bronca em alas da diretoria do clube gaúcho. Apesar de tudo isso, o status da comissão técnica segue intocável aos olhos da alta cúpula gremista.

Renato comandou treino com portões fechados na terça pela manhã e deve mexer no time por contingência. As lesões afetam tanto a equipe quanto o desempenho individual abaixo do esperado. Mas antes de entrar na espiral de resultados ruins, o treinador projetou metas para o elenco alcançar antes da Copa América. Na lista consta avanço na Copa do Brasil.

"O que eu combinei com meu grupo: eles têm três tarefas até a Copa América e a folga deles (logo no início do recesso para disputa do torneio de seleções) vai depender disso. As tarefas são classificar na Libertadores, se recuperar no Campeonato Brasileiro e classificar na Copa do Brasil. Como eu confio muito no meu grupo, acredito que essas três coisas vão acontecer", disse o treinador.

Ao Grêmio também vale dias mais tranquilos antes da folga geral. Vencer em Caxias do Sul significa aplacar críticas, ganhar fôlego para seguir até o recesso. No cenário oposto, em caso de derrota para o Juventude, o tom da contestação deve aumentar e também esquentar a pressão para a sequência no Campeonato Brasileiro.

"Tenho certeza que vamos sair dessa situação, é algo do momento mesmo", disse Everton.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X GRÊMIO

Data e hora: 22/05/2019 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Transmissão na TV: RBS TV (RS) e Sportv
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Eduardo da Cruz (MS) e Sidmar Meurer (MG)
VAR: Igor Benevenuto (MG)

JUVENTUDE: Marcelo Carné; Vidal, Genílson, Sidimar e Eltinho; João Paulo; John Lennon, Jataí (Christian), Denner e Dalberto; Braian Rodríguez
Técnico: Marquinhos Santos

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Michel e Juninho Capixaba; Matheus Henrique, Maicon, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho