Topo

Internacional

Adversário do Inter tem ex-Grêmio que foi chamado de "novo Roberto Carlos"

Bruno Collaço em ação pelo Paysandu, que enfrenta o Inter pela Copa do Brasil - Jorge Luiz/Paysandu
Bruno Collaço em ação pelo Paysandu, que enfrenta o Inter pela Copa do Brasil Imagem: Jorge Luiz/Paysandu

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/05/2019 12h00

O Internacional encara o Paysandu na noite de hoje (23), no Beira-Rio, em duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. E como adversário, um velho conhecido. O lateral esquerdo Bruno Collaço, hoje aos 29 anos, começou carreira no Grêmio e chegou a ser chamado de "novo Roberto Carlos" pela imprensa italiana.

Foi em 2011, quando ele era uma promessa vinda das categorias de base do Tricolor. Bruno havia se destacado em seleções de base do Brasil, na disputa da Copa Nike, e despertou interesse da Roma.

Em várias publicações italianas, o apelido de "novo Roberto Carlos" também fazia referência à estatura. Collaço, a exemplo do ex-jogador da seleção brasileira, é baixo, mede pouco mais de 1,70.

Natural de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, Collaço chegou ao Grêmio com apenas nove anos. Treinou nas escolinhas, passou por todas as categorias de base, subiu ao principal e estreou em 2009. Em seguida, não foi aproveitado e acabou disputando uma temporada emprestado à Ponte Preta.

Voltou em 2011, quando fez 31 jogos e marcou um gol pelo time azul, branco e preto. Exatamente contra o Internacional, no clássico disputado em Rivera, no Uruguai, pelo Campeonato Gaúcho.

"Durante muito tempo sonhei com esse gol. Na Ponte Preta, fiz dois gols de falta. Aqui no Grêmio faltava eu marcar um gol. Quando vou fazer esse gol? Nenhum jogo seria melhor para acontecer do que em um Gre-Nal. O clássico ou leva para o céu, ou leva para o inferno. Numa semana pode decidir muita coisa. Para mim, foi um sonho realizado e fiquei muito feliz mesmo", disse ao UOL Esporte naquele ano.

Mas as chances no Tricolor seguiram raras. Em 2012 Collaço foi emprestado ao Goiás, em 2013 ao Náutico e para a Chapecoense, em 2014 ao Joinville, até que o contrato firmado quando ele ainda interessava aos italianos e que estipulava multa rescisória de R$ 60 milhões, acabou.

Na temporada 2015/2016 veio uma experiência no Sochaux, da França, e depois passagens por Juventude e Brasil de Pelotas até o contrato com o Paysandu, clube pelo qual ele soma nove jogos até agora.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X PAYSANDU

Data e hora: 23/05/2019 (Quinta-feira), às 20h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias de Araújo (SP)
Auxiliares: Miguel Ribeiro da Costa e Bruno Salgado Rizo (ambos de SP)

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Zeca, Emerson Santos, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Lindoso, Edenílson, Nonato, Nico López e D'Alessandro; Paolo Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann

PAYSANDU: Mota; Tony, Micael, Victor Oliveira e Bruno Collaço; Willyam, Jhony Douglas e Thiago Primão (Tiago Luís); Diego Rosa, Jheimy e Nicolas.
Técnico: Léo Condé

Internacional