Topo

Júlio Baptista anuncia aposentadoria do futebol: "Começo uma nova vida"

Julio Baptista anunciou sua aposentadoria como jogador de futebol hoje - Alexander Shcerbak
Julio Baptista anunciou sua aposentadoria como jogador de futebol hoje Imagem: Alexander Shcerbak

Do UOL, em São Paulo

23/05/2019 11h09

Na manhã de hoje, Júlio Baptista anunciou o encerramento de sua carreia como jogador de futebol. O atleta publicou um comunicado em sua conta oficial no Twitter para agradecer a todos que fizeram parte da caminhada dele pelos gramados do mundo inteiro.

"Depois de mais de 20 anos na elite do futebol, é hora de dar um passo para o lado e anunciar que decidi terminar a minha carreira como jogador de futebol. Eu começo uma nova vida e quero agradecer a todos que tornaram o meu sonho possível. Obrigado a todos", escreveu Baptista.

O último clube de Júlio foi o Cluj, da Romênia. Apesar disso, a passagem dele por lá foi curta. Contratado no segundo semestre de 2018, o brasileiro de 37 anos de idade jogou apenas 42 minutos na equipe e seu contrato foi rescindido em março deste ano.

Antes de ir para a Romênia, Júlio Baptista estava parado há quase dois anos. A última equipe havia sido o Orlando City, dos Estados Unidos.

Júlio iniciou sua carreira como jogador profissional no São Paulo em 2000; antes ele atuou pelo time de base da agremiação tricolor. Depois, o brasileiro que começou como centroavante, virou volante e se firmou como meia teve passagens por Sevilla, Real Madrid, Arsenal, Roma, Málaga, Cruzeiro, além de Orlando City e Cluj.

Ele também brilhou com a seleção brasileira ao conquistar três Copas das Confederações e duas Copas Américas.

Em entrevista recente ao UOL Esporte, Júlio falou sobre os planos que tinha quando decidisse encerrar a carreira. A ideia é se tornar treinador ou diretor esportivo de clubes.