Topo

Brasileirão - 2019

VAR veio para solucionar ou causar mais polêmica? Blogueiros opinam

Vitória do Palmeiras sobre o Botafogo teve polêmica com o VAR - Andre Borges/AGIF
Vitória do Palmeiras sobre o Botafogo teve polêmica com o VAR Imagem: Andre Borges/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

27/05/2019 17h36

Os jogos desta sexta rodada do Campeonato Brasileiro contaram com algumas polêmicas relacionadas à utilização do VAR. Uma delas, inclusive, fez o Botafogo solicitar a anulação da partida contra o Palmeiras, vencida por 1 a 0 pelo time paulista.

O clube carioca pede a anulação por alegar que o VAR não poderia ter sido utilizado para mudar o lance que resultou no pênalti em cima de Deyverson - depois que o jogo já havia sido autorizado a recomeçar pelo árbitro Paulo Roberto Alves Júnior.

Diante de mais uma rodada de polêmicas, os blogueiros do UOL Esporte foram perguntados sobre a seguinte questão: o VAR veio para solucionar ou para causar mais polêmica? Veja as respostas:

ANDRÉ ROCHA

Para ajudar a solucionar, é claro. Mas só resolve com árbitros competentes e respaldo. No campo e na sala de vídeo. Também contando com uma contribuição mínima de jogadores e treinadores. Eis o ponto mais sensível em relação ao futebol brasileiro. O VAR não é problema, nossos vícios sim. Maturidade para lidar com o futebol passa longe.

BOLÍVIA

O VAR é igual camisinha: é ruim, para o jogo na hora H, tira parte da emoção, mas tem que usar porque, na conta geral, vale a pena.

JUCA KFOURI

Veio para solucionar e o fará quando os Jênios (com J mesmo) forem capazes de entender que veio para solucionar e não para complicar. Mas vai demorar um pouco...

MARCEL RIZZO

VAR é solução, mas precisa ser usado de forma correta. Há no Brasil nesse início de uso da tecnologia, por exemplo, uma tendência de o árbitro que vai ao monitor na beira do gramado mudar sua decisão de campo em lances subjetivos. A impressão é que a ida até lá o condiciona a alterar o que foi marcado, o que nem sempre deve ocorrer. É preciso entender que lances subjetivos, como pênaltis, continuarão sendo subjetivos.

MAURO CEZAR

Solucionar alguns lances e criar polêmica em outros, ainda mais nas mãos de árbitros inseguros e fracos, o que não é raro no futebol brasileiro.

MENON

Solucionar exatamente o quê? Porque o futebol, apesar de erros de arbitragem, caminhava firme e forte como o mais amado esporte do mundo. O VAR deixa o futebol mais justo? Sim. E muito mais chato, com menos contato e mais pênaltis. Não pode encostar mais, virou queimada. Esgrima. E quem é que falou que esporte precisa ser justo?

PERRONE

Veio para ajudar, não para zerar os erros. Como ouvi na comissão de arbitragem da Federação Paulista, veio para tirar os elefantes de campo. As formigas vão continuar aparecendo. Pude testar o VAR e senti como a operação é complexa. Estamos numa fase de adaptação, um pouco mais de polêmica agora é natural.

PVC

Veio para ajudar. Mas sigo com uma opinião. Ele deveria ser um corretor e não um intérprete da regra. Era para ser usado para corrigir erros flagrantes e não interferir em jogadas de interpretação.