Topo

Fluminense

Jovem do Flu bate marcas de Neymar, Jesus e Vini Jr. em início de carreira

João Pedro comemora após marcar para o Fluminense contra o Atlético Nacional pela Sul-Americana: rotina de gols - Sergio Moraes/Reuters
João Pedro comemora após marcar para o Fluminense contra o Atlético Nacional pela Sul-Americana: rotina de gols Imagem: Sergio Moraes/Reuters

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/05/2019 04h00

O início de João Pedro como profissional do Fluminense anima a torcida e aumenta as comparações do jovem em relação a antigos craques e projetos de ídolos do futebol brasileiro.

Tudo isso por conta da largada fulminante do tricolor, que tem desempenho melhor do que nomes como Ronaldo, Neymar, Gabriel Jesus e Vinicius Jr, por exemplo. Se considerados apenas os 10 primeiros jogos da promessa pelo time de cima, ele anotou 7 gols e foi mais "apressado" para marcar do que estes "concorrentes" se levado em conta este recorte de partidas, segundo levantamento do "Footstats".

Estes outros astros levaram 12, 26, 28 e 43 duelos para atingirem a marca de sete gols, respectivamente. Contra o Bahia, João Pedro somou mais um para a conta e ampliou essa vantagem.

A média do camisa 23 também chama a atenção, já que o jovem de 17 anos marcou uma vez a cada 38 minutos em ação. Ele acertou o alvo em 100% de suas finalizações neste período levantado.

Fatal diante do goleiro adversário, João Pedro fez um gol a cada 1,25 chute contra o adversário. As sete bolas na rede nos últimos quatro jogos colocaram o jogador em novo patamar perante a arquibancada, mas não causam espanto nas Laranjeiras.

Funcionários da base e do profissional destacam o preparo mental do jogador e ressaltam o papel fundamental que a mãe, Flávia, tem em seu desenvolvimento humano. Já vendido para o Watford, o Flu vê o centroavante como "pronto" e não teme que o "oba oba" contamine o atleta. Captado em uma peneira do clube em Ribeirão Preto, o atacante conviveu com um "atraso" em sua fase de crescimento, mas esticou a partir dos 16 anos. Dados do departamento científico tricolor estimam que ele ainda atinja cerca de 1,87m (ele tem 1,82m).

"Os meninos da idade dele já são diferentes, são adultos precocemente, eles já se preparam para jogar no exterior desde sempre. O João Pedro tem a cabeça muito no lugar, não há dificuldades com ele", disse Paulo Angioni, diretor de futebol do Flu.

Ante tamanha badalação, o Tricolor tenta manter a normalidade mesmo com esses holofotes. Confiante na capacidade de assimilação do jogador, o Flu entendeu que não há a necessidade de um trabalho diferenciado no dia a dia, seja com conversas individualizadas ou atenção especial dos psicólogos tricolores.

"Ele é brilhante e amoroso. Nossa preocupação é dar forças para que ele siga aprendendo. O Fernando Diniz tem uma grande ascendência sobre ele", completou o dirigente.

Após a derrota para o Bahia, o Flu "vira a chave" para a Copa Sul-Americana. A equipe encara amanhã o Atlético Nacional (COL), às 21h30, em jogo válido pela Copa Sul-Americana. No Maracanã, a equipe goleou o rival por 4 a 1 no jogo de ida.

Fluminense