Topo

"Nem devia ter sido contratado". Blogueiros analisam saída de Abel do Fla

Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

29/05/2019 15h01

Abel Braga entregou o cargo na manhã de hoje e não é mais técnico do Flamengo. O experiente treinador deixou o comando por se sentir sem respaldo para a continuidade do trabalho.

O Rubro-negro aguarda apenas uma conversa do treinador com o elenco para oficializar a saída. O português Jorge Jesus é o favorito da diretoria para substituí-lo.

Abel Braga fez bem ao pedir demissão? A saída do treinador é boa para o clube? Veja o que os blogueiros do UOL Esporte pensam sobre o assunto:

ANDRÉ ROCHA

Repito: nem devia ter sido contratado. Agora sai em um momento complicado. A instabilidade, até pela cumplicidade do elenco com Abel, pode custar a vaga na Copa do Brasil e comprometer a campanha no Brasileiro.

Difícil mencionar nomes para a sucessão sem parecer lobby. O perfil ideal é de um bom gestor de grupo, sem paternalismo, e com conteúdo atualizado para tirar o melhor de um elenco ainda desequilibrado, mas que pode entregar mais em desempenho e resultado. (LEIA MAIS)

BOLÍVIA

Abel chegou ao Flamengo com sua sentença pronta. Julgado e condenado pela torcida. Se ela tinha razão em cobrar mais desse time que fez contratações milionárias, pouco importa agora. Ele sabia que estava marcado e seria o grande culpado por eventuais derrotas e eliminações. Não tinha clima para trabalhar em paz e preferiu vazar antes de ser demitido. O momento é de alívio para as duas partes.

JUCA KFOURI

Abel Braga é suficientemente experiente para perceber onde não é mais bem-vindo. Estava óbvio que o clima para ele na Gávea ficou insuportável. Escolheu a melhor solução tanto pessoal quanto para o clube.

MENON

Abel se antecipou aos fatos e pediu demissão do Flamengo. Um ato digno e altivo. Poucos profissionais com seu currículo fariam o mesmo.

Foi uma retirada estratégica. Do Flamengo ou da carreira?

Sim, porque o pedido de demissão, se está acompanhado de dignidade, também é uma confissão de incapacidade. Ficou claro que o Flamengo de Abel rendeu menos do que poderia e poderá render em outras mãos.

E por culpa dele. Abel não conseguiu montar uma defesa confiável. Nem aceitável. E mostrou também muita relutância em escalar Arrascaeta.

E aí, entra outro problema. A torcida rubro-negra tende a avaliar seus jogadores. Arrascaeta é bom, mas não é gênio. Não conseguiu, por exemplo, colocar Cebola Rodrigues no banco da seleção uruguaia. E teve chances.

Então, Abel pode ser condenado por deixá-lo na reserva? Não. Sim, quando o deixa lá e coloca Rodinei em campo.

Abel está no mercado. Existe mercado para Abel?

PERRONE

Para mim, Abel fez o certo. Ele está num estágio da vida em que não precisa aguentar a fritura até ser demitido. Sobre o sucessor, precisa ser alguém que ao mesmo tempo tenha pulso para controlar medalhões e malandragem para lidar com eles. Por isso acho que um estrangeiro não é a melhor opção. Pode ser engolido pelos caras. É necessário ainda ter um histórico vitorioso recente para ser respeitado taticamente. Lembrou de alguém viável com esse perfil? Se lembrou me fala, porque, sinceramente, não lembro. (LEIA MAIS)

PVC

Se saiu, que se vá atrás de Jorge Sampaoli. A questão é se o argentino vai topar. Acho a pressão exagerada sobre Abel Braga. Longe de ter um trabalho incontestável, mas o Flamengo virou refém de seu próprio sucesso. Quanto mais tem dinheiro para montar times, mais espera resultados imediatos. Hoje, a pressão exagerada é a maior inimiga do Flamengo.

Jorge Jesus é uma boa opção para novo técnico do Flamengo?

Resultado parcial

Total de 38172 votos
42,55%
57,45%