Topo

Grêmio

Vizeu ressurge, iguala gols de Luan no ano e ajuda a sustentar Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/05/2019 04h00

Felipe Vizeu aproveitou a chance e ressurgiu. Decisivo nas duas partidas mais recentes do Grêmio, o centroavante já igualou o número de gols de Luan na atual temporada. Se tornou vice-artilheiro do elenco, abriu distância na concorrência com André por lugar entre os titulares e mais: ajudou o time a se sustentar após fase ruim, com pressão pelo desempenho coletivo.

A situação do time delicada não é visão aleatória. O próprio Renato Gaúcho falou sobre o nível das atuações recentes e pediu melhora.

Ao todo, Vizeu tem 20 jogos no ano e cinco gols. Se as atuações forem medidas pelos minutos em campo, o número de partidas cai para menos de nove. Os índices ajudam a entender a definição de que o ex-Flamengo ressurgiu. Em abril, ele chegou a ficar fora de viagem ao Chile para jogo pela Libertadores.

"O único jogo que não fui foi pela Libertadores. Eu conversei com o Renato, como todos sabem eu estou há tempos sem férias, e ele achou melhor eu não ir. Foi a única vez que não fui. Nas outras todas, estava junto. Mas quem joga, tem que dar o melhor, independente de quem seja. Faz parte, é normal. É uma grande equipe", minimizou o próprio Vizeu, antes do jogo com o Juventude.

O artilheiro do Grêmio em 2019 segue sendo Everton. O representante gremista na seleção brasileira que jogará a Copa América tem 10 gols em 24 partidas. Felipe Vizeu e Luan aparecem logo abaixo, com cinco gols cada um, e depois surgem Pepê, Marinho (agora no Santos) e Leonardo. Cada um deles marcou quatro vezes, ao longo da atual temporada.

"O Vizeu fez gol no penúltimo jogo, fez gol hoje. Ele foi contratado para isso, né? Não só ele, mas todos os nossos atacantes. Nem sempre é possível, mas eles procuram ajudar. Falei a ele e ao André para eles ficarem tranquilos. Eles iam começar a fazer gol. Ele foi muito feliz contra o Atlético-MG, foi feliz hoje", disse Renato Gaúcho após a partida diante do Juventude.

Contra o Atlético-MG, Felipe Vizeu entrou no intervalo e marcou com dois minutos em campo. Diante do Ju, ele salvou um primeiro tempo razoável do Grêmio. Quatorze minutos depois de Jean Pyerre perder pênalti, o camisa 10 abriu o placar.

As conclusões certeiras de Vizeu aliviam o ambiente do Grêmio. O time, cheio de desfalques e com rendimento coletivo bem abaixo da própria média, chegou a enfileirar três partidas sem vitória. Renato ouviu críticas, passou a ser contestado pelas escolhas.

Internamente, Felipe Vizeu é visto como titular consolidado. Pelas atuações nos jogos, com três gols em duas partidas, mas também pelos treinos. E, claro, pela má fase vivida por André.

O Grêmio tem pela frente jogos contra Bahia, Fortaleza e Botafogo. As últimas partidas antes do recesso para Copa América deverão ser jogadas com time titular, completo, salvo veto médico por desgaste ou lesão.

Grêmio