Topo

Grêmio

Renato elege maior problema no Grêmio antes do recesso: "Me preocupa"

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

31/05/2019 12h00

Renato Gaúcho está preocupado. O treinador do Grêmio elegeu o cansaço do elenco como a grande dor de cabeça antes do recesso para disputa da Copa América. A condição física dos jogadores tem sido motivo de debate interno no CT Presidente Luiz Carvalho.

O Grêmio enfrenta o Bahia, sábado, em Salvador, pela sétima rodada do Brasileirão.

A partida em solo baiano será a décima sexta vez do Grêmio como visitante na temporada. O problema, na visão do clube, é a logística pela localização em relação aos adversários.

"O cansaço é o que mais me preocupa. Toda hora, a cada três dias, a gente está jogando. O cansaço é normal, mas vocês vão falar que todo time viaja. Não como o Grêmio. As viagens do Grêmio são todas mais longas e isso faz diferença", disse Renato após o jogo com o Juventude, pela Copa do Brasil.

O assunto veio à tona de forma espontânea, em meio à outra resposta do treinador, e se justifica pela programação do Grêmio. Depois de fazer 3 a 0 na equipe de Caxias do Sul, o elenco se reapresentou na quinta-feira e fez uma atividade leve em Porto Alegre. Embarcou rumo a Salvador no final da manhã.

Ao todo, o Grêmio já faz 31 jogos na temporada. Contra o Juventude, o time deu claros sinais de desgaste físico ainda no primeiro tempo. Pouco antes do intervalo, vários jogadores diminuíram o ritmo e isso incomodou a comissão técnica. Ao mesmo tempo, o grupo de trabalho considera que as viagens em série impactaram a carga de treinos.

"O nosso problema maior, no momento, é o cansaço. Não adianta, o jogador não vai aguentar jogar 90 minutos e temos quatro, cinco ou seis assim. Só tenho três trocas. Às vezes, é preferível segurar quem está assim e botar sangue novo. Não adianta botar o jogador em campo sabendo que ele não joga 90 minutos. E o adversário passando por cima da gente", pontuou o treinador do Grêmio.

Até a Copa América, o Grêmio vai viajar para atuar em todas as partidas. Depois de visitar o Bahia, o time gaúcho recebe o Fortaleza em Caxias do Sul e depois vai ao Rio de Janeiro encarar o Botafogo.

Grêmio