Topo

Time de Ronaldo abre processo contra jogador acusado de manipulação

Borja Fernández Valladollid Espanha - Oscar Del Pozo/AFP
Borja Fernández Valladollid Espanha Imagem: Oscar Del Pozo/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/05/2019 15h10

O Real Valladolid, time presidido por Ronaldo Fenômeno, decidiu em reunião realizada hoje (31) que irá abrir um processo disciplinar contra Borja Fernández. O atleta, do Valladolid, deixou a prisão ontem após prestar depoimento ao juiz que investiga possíveis manipulações de resultados em partidas das duas primeiras divisões do Campeonato Espanhol.

"O Conselho de Administração do Real Valladolid decidiu, diante dos acontecimentos, avançar com processo disciplinar contra o jogador Borja Fernández por participação em eventos relacionados a resultados de partidas, filiação à organização criminosa e lavagem de dinheiro. Não obstante, o clube deseja que a situação seja resolvida o mais rápido possível", afirmou a equipe espanhola por meio de nota oficial.

Uma das partidas que poderiam estar envolvidas no escândalo de manipulação é o duelo entre Valladolid e Valencia, pela última rodada do Espanhol. Os visitantes venceram por 2 a 0 o jogo realizado no estádio José Zorrilla, no dia 18 de maio.

"O Real Valladolid reitera o seu compromisso de (I) colaborar com a justiça, (II) tomar as medidas necessárias para conhecer os detalhes dos fatos, (III) estabelecer responsabilidades, tomando as medidas disciplinares apropriadas, e (IV) reforçar as medidas e controles que permitam erradicar qualquer tipo de reincidência", ressaltou a instituição.

Ontem, quando foi liberado da prisão, Fernández se disse inocente e negou a participação na suposta rede, que teria relação com apostas esportivas.

Ángel de Pedro, responsável pelas investigações, também liberou o presidente do Huesca, Agustín Lasaosa, que pagou 50 mil euros de fiança.

Ainda prestarão depoimento e continuam detidos Raúl Bravo, o zagueiro do Deportivo La Coruña Íñigo López e Carlos Aranda, que já defendeu várias equipes da elite espanhola.