Topo

Brasileirão - 2019

Diego Souza faz valer a "lei do ex" pelo Botafogo e amplia crise no Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/06/2019 12h56

Em um jogo de poucas emoções no Estádio Nilton Santos, o Botafogo venceu o Vasco por 1 a 0, com gol do ex-vascaíno Diego Souza, e ampliou a crise em São Januário.

Em sete jogos, a equipe ainda não sabe o que é vitória no Brasileiro e amarga a lanterna da competição. Com a vitória, o Botafogo chegou ao 5º lugar, mas aguarda o fim da rodada para saber se terminará o domingo na zona da Libertadores.

No domingo, o Alvinegro volta a campo e encara o CSA, às 19h, no Rei Pelé. Já o Cruz-maltino recebe na sexta em São Januário o Internacional, às 20h30.

Quem brilhou: Diego Souza decisivo

O jogador nem fazia um jogo brilhante, assim como toda a equipe do Botafogo. Mas bastou uma bola mais limpa para que o atacante mostrasse o seu poder de decisão. Com uma matada no peito e um chute indefensável para Sidão, ele garantiu a alegria alvinegra.

Quem foi mal: Bastos falha

O volante estava mal posicionado no gol de Diego Souza e saiu de campo vaiado pelo vascaínos. Fora nesse lance capital, Bastos foi notado ao cobrar para longe uma falta na etapa inicial.

Jovem faz história

O atacante Talles Magno entrou em campo tornou-se o jogador mais jovem a vestir a camisa do Vasco no time profissional. Aos 16 anos, o atacante entrou na vaga de Tiago Reis. O recorde pertencia a Paulinho, hoje no Bayer Leverkusen.

Botafogo: posse de bola e gol

O time alvinegro seguiu à risca do estilo de posse de bola implantado por Eduardo Barroca, mas foi muito pobre na hora da criação das jogadas. Sem velocidade e infiltração, o time pouco assustou o Vasco e fez uma atuação abaixo da média. Quando o rival era claramente superior, Diego Souza abriu a contagem. A partir daí, o time dominou amplamente os espaços e teve todo o contra-ataque à disposição.

Vasco: domínio das melhores ações e queda

Sob comando de Vanderlei Luxemburgo, o Vasco vai mostrando evolução jogo após jogo. Contra o Botafogo, a equipe mostrou boa organização e protagonizou as melhores ações ofensivas no jogo, especialmente com o trio formado por Marrony, Rossi e Tiago Reis. Em um descuido da zaga, Diego Souza marcou e castigou o ex-clube.

Garoto acerta a trave

Novamente titular no Vasco, o jovem atacante Tiago Reis quase deixou a sua marca. No primeiro tempo, o centroavante aproveitou cruzamento na área e arrematou na trave de Gatito. O vascaíno se movimentou e deu opções a seus companheiros na partida.

Cronologia

Diego Souza abriu a contagem aos 12 minutos da etapa final.

Chuva espanta a galera

A manhã chuvosa e fria afastou os torcedores que pretendiam ir ao Nilton Santos. Apenas 16.829 pagaram ingresso para acompanhar o clássico das 11h no Rio de Janeiro.

Gatito 100

O goleiro completou 100 jogos com a camisa alvinegra e foi homenageado pelo clube. Em suas redes, o Bota disponibilizou uma compilação com 100 imagens do camisa 1 durante essa trajetória.

Niltão 300

Gatito completou 100 jogos pelo Bota, mas o dia também foi de festejo pelas 300 partidas alvinegras disputadas no Nilton Santos, a casa do Botafogo. O Alvinegro postou momentos inesquecíveis e imagens históricas do local em suas redes.

Vascaínos hostilizam Crivella

Antes de a bola rolar, a torcida vascaína hostilizou o prefeito Marcello Crivella, que comparou o clube à ciclovia Tim Maia, pois ambos "vivem caindo". Após o desconforto, ele assinou o termo de cessão do terreno do CT do clube, mas não escapou dos protestos.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 VASCO

Data/hora: 02/06/2019, às 11h (de Brasília)
Local: Nilton Santos, Engenhão (RJ)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Gols: Diego Souza, aos 12 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Rossi, Fellipe Bastos, Lucas Mineiro (VAS); Erik, Gatito (BOT)
Cartões vermelhos: -

BOTAFOGO
Gatito Fernández; Fernando, Joel Carli, Gabriel e Gilson; Cícero (Jean), Gustavo Bochecha (Alan Santos), João Paulo e Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão); Diego Souza e Erik. Técnico: Eduardo Barroca

VASCO
Sidão, Pikachu, Werley, Ricardo e Danilo Barcelos; Lucas Mineiro (Yan Sasse), Fellipe Bastos (Andrey) e Marcos Júnior; Rossi, Tiago Reis (Talles Magno) e Marrony. Técnico: Vanderlei Luxemburgo