Topo

Buffon vive dilema: ser reserva até os 42 anos ou se aposentar após falhas

Buffon, durante aquecimento do PSG - Franck Fife/AFP
Buffon, durante aquecimento do PSG Imagem: Franck Fife/AFP

Do UOL, em São Paulo

03/06/2019 04h00

Gianluigi Buffon chegou ao PSG para dar um reinício na carreira mesmo aos 40 anos de idade e com contrato de um ano. Porém, a primeira temporada fora da Itália não foi como o goleiro esperava. No time francês, ele errou em jogos importantes e terminou a temporada sendo pouco utilizado. Agora, o camisa 1 vive um dilema: jogar mais um ano como reserva ou se aposentar após falhas.

A chegada de Buffon foi mais uma tentativa do PSG de reforçar o elenco de olho na conquista da Liga dos Campeões. Mas o italiano virou um dos vilões da traumática eliminação para o Manchester United, em casa, nas oitavas de final. O PSG fez 2 a 0 em Old Trafford e decidia em casa, mas viu o goleiro falhar no segundo gol dos ingleses. Os visitantes ainda fariam o terceiro mais tarde para ficarem com a vaga nas quartas.

Aquela partida custou a ele a titularidade no gol do clube francês. Desde a eliminação, Buffon atuou só cinco vezes em 14 jogos e perdeu o lugar para Areola.

Buffon - Martin Bureau/AFP - Martin Bureau/AFP
Buffon falhou contra o United na Champions
Imagem: Martin Bureau/AFP

O adeus à temporada foi ainda mais melancólico. O PSG já era campeão nacional, mas se despediu de 2018/2019 com derrota por 3 a 1 contra o Reims.

O goleiro italiano errou nos três gols. Primeiro, viu a bola passar por baixo de suas pernas. Depois, espalmou para dentro da própria meta. Por fim, desistiu da jogada achando que a bola iria sair pela lateral e viu um adversário ficar livre para driblá-lo e fechar a conta.

Apesar das falhas, o PSG ofereceu a opção de renovação para mais uma temporada, mas Buffon ainda não decidiu o que fazer. A tendência é a concorrência no gol aumentar. Além de Areola, o clube francês deve contar com a volta de Trapp, que foi emprestado ao Eintracht Frankfurt em 2018/2019. Se o italiano continuar na ativa, chegará aos 42 anos como um "reserva de luxo".

A expectativa agora é saber qual a decisão do campeão mundial de 2006. "Eu tenho a proposta para mais um ano, o que me faz muito feliz. Estarei reunido com o PSG em poucos dias para olhar o projeto e ver se ambos acreditamos que é bom continuar juntos", disse à Sky Sports antes do fim da temporada.