Topo

Mundial de Clubes - 2019

Liverpool estará no Mundial. Veja quem já se garantiu na edição 2019

Mundial da Fifa passará por mudança a partir de 2021 - Etsuo Hara/Getty Images
Mundial da Fifa passará por mudança a partir de 2021 Imagem: Etsuo Hara/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/06/2019 12h00

Em 2019, o Mundial de Clubes vai manter o mesmo formato dos últimos anos como informado pelo blog do Marcel Rizzo, do UOL Esporte. A edição deste ano, com sete times se enfrentando em dezembro, já conta com quatro classificados e teve o país-sede definido hoje (3) pela Fifa: o Qatar.

O Liverpool, que faturou a Liga dos Campeões, desponta como favorito. Além do time inglês comandado por Jürgen Klopp, outros três clubes venceram seus torneios continentais e esperam pelo torneio no fim do ano.

São eles: Espérance, da Tunísia, que foi bicampeão africano na última sexta-feira (31); Monterrey, do México, que venceu o Tigres na Liga dos Campeões da Concacaf; e Hienghéne Sport, da Nova Caledônia, campeão na Oceania.

Este é o cenário dos sonhos para para Cruzeiro, Athletico Paranaense, Palmeiras, Grêmio, Flamengo e Internacional, os seis brasileiros remanescentes na edição atual da Copa Libertadores.

A Liga dos Campeões Asiática, assim como na América do Sul, está em fase de oitavas de final e, portanto, não tem o representante definido. A decisão do torneio está marcada para o dia 24 de novembro. A sétima vaga costuma ficar com o país-sede.

Vale ressaltar que as edições de 2019 e 2020 do Mundial mantêm o formato de sete participantes. A partir de 2021, a competição terá novo regulamento: serão 24 clubes, e o torneio deixa de ser anual. Ele passará a acontecer de quatro em quatro anos.