Topo

Barça quer contratações para "pressionar" 4 titulares do time, diz jornal

Busquets, Jordi Alba, Piqué e Suárez posam para foto antes de jogo do Barcelona - Europa Press/Getty Images
Busquets, Jordi Alba, Piqué e Suárez posam para foto antes de jogo do Barcelona Imagem: Europa Press/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/06/2019 20h24

O Barcelona está disposto a mudar sua postura na próxima janela de transferências do futebol europeu. Após temporadas apostando em contratações que chegariam para compor o elenco, o clube quer "subir o nível" dos reforços para trazer atletas que consigam brigar por espaço na equipe titular.

Segundo o jornal espanhol "Sport", a diretoria catalã avalia que, exceto Coutinho e Arthur, e em menor medida Lenglet, todos os outros reforços do Barça nas últimas temporadas sofreram para vingar entre os titulares.

Por isso, o clube planeja investir pesado no mercado para "pressionar" quatro atletas considerados titulares absolutos do elenco. São eles: Piqué, Jordi Alba, Busquets e Suárez.

O zagueiro fez boa temporada, mas há um consenso no clube de que é necessário trazer um defensor "de primeiro nível" para aumentar a qualidade do setor. Piqué atuou em praticamente todas as partidas do clube na temporada, enquanto Lenglet e Umtiti brigaram pela outra vaga na equipe.

O alvo preferencial é Matthjs De Ligt, promessa holandesa que se destacou com o Ajax. Com apenas 19 anos, o atleta já é capitão do time e encanta por sua capacidade de liderança. Internamente, a contratação é comparada a de Ter Stegen: um bom reforço para o presente, excelente para o futuro.

O lateral Jordi Alba é outro que deve ganhar um concorrente para a próxima temporada. O atleta viveu um dos melhores anos de sua carreira no ciclo 2018/2019, como ele mesmo avaliou em entrevista recente.

Dentro do clube, há um desejo de trazer um atleta de bom nível que seja capaz de manter o nível de atuação de Jordi Alba quando ele precisar ser poupado. Além de Filipe Luís, que vem sendo apontado como possível reforço na imprensa espanhola, outro nome que interessa é o de Junior Firpo, que fez boa temporada com a camisa do Betis.

Já o caso de Busquets é um pouco diferente em relação aos de Alba e Piqué. Ao contrário de seus compatriotas, o volante fez temporada bastante irregular e demonstrou ter sentido dificuldade em manter o intenso ritmo de jogo que o esquema catalão exige. Entretanto, o espanhol de 30 anos não possui um substituto no plantel.

Recém-contratado, Frenkie de Jong é visto como uma opção para a vaga de Busquets, apesar de ter atuado em função mais ofensiva na campanha vitoriosa do Ajax. A avaliação é de que o holandês não conduz tão bem a bola quanto o espanhol, mas pode se adaptar para cumprir as exigências de Valverde.

O último titular que deve ganhar uma "sombra" para a próxima temporada é o atacante Luis Suárez. Mesmo com bons números, que lhe garantiram a vice-artilharia do Campeonato Espanhol, atrás apenas de Messi, o uruguaio terminou a temporada em baixa.

Depois de terminar o ano sem balançar as redes na semifinal contra o Liverpool e como desfalque na final da Copa do Rei, o uruguaio vê crescerem as dúvidas sobre seu futuro por conta dos problemas físicos que enfrentou.

De acordo com a reportagem, contratar um atacante é a tarefa mais "delicada" do Barcelona: é preciso encontrar um atacante que faça gols, tenha boa capacidade de trabalho e, acima de tudo, aceite ser banco de Suárez.

Os catalães ainda não desistiram da possibilidade de fechar com Antoine Griezmann, que já anunciou que deixará o Atlético de Madri. No entanto, o jornal salienta que a relutância do vestiário em relação ao nome do francês ainda trava as negociações.

Com esse cenário em vista, o nome de Rodrigo Moreno, atacante do Valencia e da seleção espanhola, começa a ganhar força. No Barcelona, o atleta é visto como um atacante goleador, que tem boa capacidade para pressionar a defesa rival e recuperar bolas, além de ser versátil para atuar em outras posições do ataque.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado na nota, o atacante do Valencia chama Rodrigo Moreno, e não Rodrigo Moledo.