Topo

Com Bolsonaro nos estádios, CBF aposta em aproximação com Planalto

Bolsonaro recebe camisa da seleção brasileira das mãos do presidente da CBF, Rogério Caboclo - Lucas Figueiredo/CBF
Bolsonaro recebe camisa da seleção brasileira das mãos do presidente da CBF, Rogério Caboclo Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Jamil Chade

Do UOL, em Paris (França)

04/06/2019 15h46

Num esforço para voltar ao centro do poder em Brasília, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) quer uma aproximação da entidade ao presidente Jair Bolsonaro. O chefe de estado indicou que deve ir ao amistoso entre a seleção brasileira e o Qatar, amanhã (05), no estádio Mané Garrincha, além de ter indicado também que estará na abertura da Copa América, dia 14 em São Paulo.

Tradicionalmente próxima do poder, a CBF manteve relações privilegiadas com parlamentares de peso ao longo dos anos. Sob a gestão de Ricardo Teixeira, a entidade chegou a ter uma espécie de sede informal em Brasília, enquanto senadores emprestavam seus escritórios para que o cartola fizesse suas reuniões.

Sob Teixeira, a CBF chegou até mesmo a financiar campanhas eleitorais.

Durante o governo Lula, apesar de uma inicial resistência do presidente, a relação com a CBF acabou sendo intensa por conta da Copa do Mundo. Mas, ao chegar no Palácio do Planalto, Dilma Rouseff fechou as portas para Teixeira e sua equipe.

Agora, a esperança é de que a relação com Bolsonaro abra uma nova fase. Conforme o UOL Esporte revelou com exclusividade, o presidente colocou em sua agenda sua presença em São Paulo, no dia 14. Além disso, deu indicações de que iria ao primeiro amistoso da seleção no Brasil, nesta quarta-feira.

Para a CBF, esse acesso ao Planalto é importante para retomar sua influência política e também assegurar garantias do estado ao pedir para sediar eventos como o Mundial de Clubes de 2021 e a Copa do Mundo Feminina, em 2023.

Mas a presença do presidente na arquibancada também será um teste para sua popularidade. Ao longo dos anos, Lula, Dilma e Michel Temer foram vaiados ao se apresentarem em eventos esportivos ou jogos da seleção.