Topo

Palmeiras

Marcos Rocha lembra ajuda de lançadores de dardo para bater lateral na área

Laterais longos de Marcos Rocha são uma arma ofensiva do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Laterais longos de Marcos Rocha são uma arma ofensiva do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

05/06/2019 15h00

O lateral direito Marcos Rocha explicou hoje, em entrevista no CT do Palmeiras, como treinos com lançadores de dardo o ajudaram a aprimorar a técnica de arremessar a bola direto na área a partir de cobranças de lateral. A jogada é executada pelo jogador desde os tempos de Atlético-MG e é também uma peça importante no arsenal ofensivo do time de Felipão.

"Eu fiz um estudo em Minas Gerais em relação a essa cobrança de lateral. Eu concentrava a maior parte da minha força na estrutura lombar, pelo movimento que eu fazia. Fui a um CT de lançadores de dardo, tive oportunidade de lançar o dardo a 29 metros de distância. Minha concentração de força fica na parte lombar e isso facilita para eu jogar a bola a uma distância maior", disse.

O jogador disse ainda que já conseguiu arremessar a bola a uma distância de 35 metros quando estava no Atlético, mas que não tem números atualizados. Recentemente, no Palmeiras, ele ganhou concorrência na tarefa de bater os laterais longos: o meia Moisés e o atacante Dudu também mostraram ter essa habilidade e têm sido usados por Felipão na função.

"Teve uma partida em que eu fiquei de fora por causa do rodízio, aí no treinamento o Dudu pegou e bateu uma bola rápida, longa. O Felipão falou: 'não sabia que você tinha essa qualidade também'. Então do meu lado, principalmente quando não estou jogando, ele (Dudu) bate os laterais. E do lado esquerdo, quando o Moisés não está, ele atravessa o campo para bater", contou Marcos Rocha.

"Tem agora a concorrência do Moisés e do Dudu, mas é importante. Às vezes a bola sai rápido, e tendo a possibilidade de bater o lateral rápido, nas costas do zagueiro, é importante ter jogadores perto da bola que consigam fazer esse lançamento. Então a gente está tentando aproveitar todas as jogadas, todos os dons que os jogadores do Palmeiras têm, para surpreender nossos adversários", completou.

O Palmeiras volta a campo apenas no sábado (8), diante do Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro. O Verdão lidera a competição com 16 pontos, já sem contar os três pontos que foram provisoriamente suspensos pela CBF até o julgamento do jogo contra o Botafogo, que pede impugnação da partida por uso indevido do VAR.

Palmeiras