Topo

Qatar enfrenta Neymar e ignora acusações contra parceiro para a Copa-2022

Neymar fez em março exames em Doha (Qatar) para avaliar recuperação de fratura em quinto metatarso do pé direito - Divulgação
Neymar fez em março exames em Doha (Qatar) para avaliar recuperação de fratura em quinto metatarso do pé direito Imagem: Divulgação

Danilo Lavieri, Marcel Rizzo e Pedro Lopes

Do UOL, em Brasília

05/06/2019 04h00

Ao contratar Neymar em agosto de 2017 o Paris Saint-Germain ganhou um dos jogadores mais talentosos do planeta na atualidade, mas também mais um rosto para a Copa do Mundo que os donos do clube organizarão em 2022. O PSG pertence ao Oryx Qatar Sports Investments, fundo de investimentos vinculado ao governo do Qatar, país que enfrentará o Brasil nesta quarta (5) em amistoso preparatório para a Copa América. E como os qatarianos reagiram à acusação de estupro que explodiu no final de semana passado contra o camisa 10?

Neymar ficou ainda mais vinculado ao Qatar ao assinar, em dezembro de 2018, contrato de patrocínio com o Qatar National Bank, que será um dos parceiros do Mundial de 2022. Oficialmente, portanto, Neymar se tornava um garoto-propaganda da competição e sua presença em campo no amistoso do Mané Garrincha, em Brasília, se tornou imprescindível -- o jogo terá, inclusive, transmissão ao vivo para o Qatar.

Na terça (28) da semana passada, um susto: dor no joelho, que o tirou de dois dias de treinamentos no campo em Teresópolis (RJ), no centro de treinamento da CBF. O temor de que algo mais grave pudesse o tirar o atacante da partida se dissipou quando ele voltou a treinar, mas no sábado a bomba: uma mulher registrou boletim de ocorrência em São Paulo o acusando de estupro em Paris, em meados de maio. Neymar nega, já se defendeu em redes sociais e por meio de seu pai, também Neymar, em programas de TV.

O UOL Esporte apurou que os qatarianos tratam o tema com cautela. Por exemplo: programas esportivos veiculados no país evitaram o assunto. Não havia, mesmo antes da acusação, qualquer ativação prevista do acordo que tem com o banco qatariano vinculado ao amistoso -- Neymar não poderia fazer isso estando concentrado com a seleção brasileira.

Em março deste ano, depois de sofrer nova lesão no quinto metatarso do pé direito, Neymar foi se tratar em um hospital em Doha, no Qatar. Ele se recuperou a tempo de jogar algumas partidas pelo PSG no fim da temporada. Na seleção, antes de sentir o incômodo no joelho, que não tem ligação com o pé, Neymar trocou de chuteiras em treinamento na Granja Comary, tentando se ajustar melhor ao pé recuperado.