Topo

Polícia fixa prazo e mulher que acusa Neymar vai se apresentar esta semana

Danilo Lavieri, Felipe Pereira, Marcel Rizzo e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo e Brasília

05/06/2019 14h45

A Polícia Civil determinou um prazo para a mulher que acusa Neymar de estupro se apresentar para prestar um segundo depoimento - ela faltou a duas convocações para depor na segunda (3) e na terça-feira. Até a possibilidade de condução coercitiva foi ventilada como último recurso, mas o UOL Esporte apurou que o prazo será respeitado. A data limite estipulada pelos investigadores é esta semana.

A suposta vítima de estupro foi ouvida quando registrou o boletim de ocorrência, na última sexta-feira. Desde então, não compareceu à 6ª Delegacia de Defesa da Mulher apesar das convocações. Os investigadores querem esclarecimentos a respeito das declarações de seu primeiro advogado, José Edgar Bueno. Ele disse que foi procurado pela mulher que acusa Neymar para reportar crime de agressão, não de estupro.

A Polícia Civil também quer acesso aos exames e laudos que a suposta vítima produziu em hospital particular. Tratadas como prova pericial indireta na linguagem jurídica, pelo menos um exame feito em um consultório privado precisa ser entregues à 6ª Delegacia de Defesa da Mulher.

O UOL Esporte publicou o laudo dos exames na segunda-feira e o médico escreveu que havia lesões nas nádegas e coxas. Sem este exame e um novo depoimento, foi cogitada a hipótese de condução coercitiva.

Ocorre que a Polícia Civil não queria chegar a este extremo. Segundo apurado, a mulher que acusa Neymar de estupro atenderá a vontade dos investigadores em colher um depoimento espontâneo.

A delegada que cuida do caso e a Secretaria de Segurança Pública não comentam a investigação porque a apuração corre em sigilo.