Topo

Grêmio

Luan volta ao Grêmio em meio a sondagens de Portugal e momento ruim do time

Luan se prepara para voltar ao time do Grêmio em meio a sondagens para negociação - Lucas Uebel/Grêmio
Luan se prepara para voltar ao time do Grêmio em meio a sondagens para negociação Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/06/2019 04h00

Luan participou dos últimos treinamentos do Grêmio sem qualquer limitação e poderá ficar à disposição de Renato Gaúcho contra o Fortaleza, neste sábado, pela oitava rodada do Brasileiro. E o regresso do meia acontece em meio a sondagens do futebol português e quando o Tricolor mais precisa de um salto de qualidade.

O momento gremista no campeonato não é nada bom. Depois da derrota para o Bahia evitar a "decolagem" da equipe, como previa o técnico Renato Gaúcho, a realidade é a zona de rebaixamento.

Com uma sequência de treinamentos fechados, Portaluppi impossibilitou qualquer informação sobre o regresso e manteve o clima de mistério na equipe.

"Ninguém precisa chegar para o Luan e dizer que ele é um grande jogador, que ele é importante, o quanto ele já ajudou e ajuda o Grêmio. Ele sabe disso. A gente torce que ele se recupere totalmente e temos certeza que logo ele vai estar dentro de campo nos ajudando cada vez mais, com o melhor futebol dele, que ele já mostrou e sabe que tem", disse o capitão Maicon.

Enquanto isso, o Porto, de Portugal, segue interessado na contratação dele. Nos últimos dias, o nome perdeu força, após ser oferecido. Segundo apurou o UOL Esporte, Sporting e Benfica também correm para se aproximar da estafe do jogador e firmar proposta tão logo se abra a janela de transferências. Clubes da Itália, o Monaco, da França, e equipes da Espanha também seguem o jogador.

Quando renovou seu contrato com o Tricolor, em novembro de 2017 durante a disputa da Libertadores, Luan teve sua multa rescisória reduzida. Hoje a cláusula que obriga venda está fixada em 18 milhões de euros (R$ 78,7 milhões pela cotação atual). O valor estipulado pelos portugueses para proposta fica próximo disso e autoriza negociação.

Ainda pesa para uma possível saída o tempo de vínculo. Luan tem contrato com o Grêmio até o fim de 2020. Ou seja, a próxima janela de transferências é a última "janela grande" da Europa (início de temporada) sem que o jogador esteja autorizado a assinar pré-contrato com qualquer equipe.

A direção do Grêmio ainda não recebeu qualquer oferta por Luan, e só irá tratar do tema a partir disso. Por enquanto, a intenção dos clubes de Portugal em contar com ele é tratada como "especulação".

Com 26 anos, o melhor jogador do continente em 2017 volta após uma lesão na coxa. Até agora ele disputou 15 jogos e marcou cinco gols na temporada.

Grêmio