Topo

Times da Libertadores comprovam força na Copa do Brasil; só São Paulo falha

 Friedemann Vogel/Getty Images
Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/06/2019 12h00

O encerramento das oitavas de final confirmou uma tendência vista nas últimas edições da Copa do Brasil, com larga vantagem a favor das equipes que disputam a Copa Libertadores no mesmo ano e estreiam apenas nas oitavas de final no torneio nacional. Desta vez, dos oito clubes nesta situação, apenas o São Paulo foi eliminado pelo Bahia e não avançou para as quartas.

O índice de aproveitamento é o mesmo dos últimos dois anos, quando a Libertadores passou por uma reformulação e começou a distribuir mais vagas aos times brasileiros. Em 2017 e 2018, oito clubes do país disputaram as duas competições, sendo que apenas a Chapecoense (derrotada pelo Cruzeiro em 2017) e o Vasco (superado pelo Bahia em 2018) também estrearam com eliminação nas oitavas da Copa do Brasil.

Desde 2017, os critérios do sorteio das oitavas preveem a separação em dois potes, o primeiro com os times que disputam a Libertadores e o segundo com as demais equipes da competição (os cinco sobreviventes das fases iniciais e os campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste e Série B). Assim, equipes que também disputam o torneio sul-americano não se enfrentam entre si nesta fase.

Em 2019, Atlético-MG, Athletico-PR, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras venceram seus confrontos iniciais na Copa do Brasil. Destes, apenas o Galo já saiu a Libertadores, sendo eliminado na fase de grupos.

Bahia eliminou o São Paulo nas oitavas da Copa do Brasil - Jhony Pinho/AGIF - Jhony Pinho/AGIF
Bahia eliminou o São Paulo nas oitavas da Copa do Brasil
Imagem: Jhony Pinho/AGIF

Assim, apenas o Bahia entre os quadrifinalistas não estava entre os participantes do torneio continental. O time comandado por Roger passou pelo São Paulo com vitórias por 1 a 0 tanto em Salvador como no Morumbi. O Tricolor paulista também foi eliminado em seu primeiro confronto na Libertadores deste ano, ainda na fase preliminar, em confronto diante do Talleres.

Apesar da força demonstrada nas oitavas de final, o histórico deixa um alerta para os "times da Libertadores". Em 2017, o Cruzeiro foi o único time que não disputava a competição que avançou para as quartas e acabou campeão. No ano seguinte, o time mineiro também ficou com o título do torneio nacional, mas disputando simultaneamente a Libertadores.

Vale lembrar que, até 2012, os times eram impedidos de disputar as duas competições simultaneamente. De 2013 a 2016 a Copa do Brasil passou a abrigar todos os clubes, mas apenas cinco times da Libertadores estreavam diretamente nas oitavas de final, quando o torneio continental, então disputado apenas no primeiro semestre, já tinha sido encerrado.

O sorteio dos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil será realizado na segunda-feira, às 15h (de Brasília). Já definidas, as oitavas da Copa Libertadores serão disputadas a partir do dia 23 de julho.