Topo

Cidade de estreia do Brasil na Copa foi "invadida" por drama com Schumacher

Fã da Ferrari se aproxima de hospital que recebeu Schumacher em Grenoble - Alex Grimm/Bongarts/Getty Images
Fã da Ferrari se aproxima de hospital que recebeu Schumacher em Grenoble Imagem: Alex Grimm/Bongarts/Getty Images

Ana Carolina Silva

Do UOL, em Grenoble (França)

09/06/2019 04h00

Grenoble é tão tranquila que seus 160 mil moradores raramente veem o nome da cidade invadir os noticiários da França em escala nacional. As linhas de bonde cruzam a cidade, a silhueta dos Alpes recorta o horizonte e pessoas de todas as idades vivem em harmonia. A realidade de sossego que o UOL Esporte testemunhou nesta semana, às vésperas do primeiro jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo feminina, contrasta com o drama que este mesmo lugar viveu em dezembro de 2013, quando o ex-piloto Michael Schumacher foi hospitalizado por lá.

Repórter se vestiu de padre

O repórter Craig Slater, do "Sky Sports", é especializado na cobertura do automobilismo e, naquela semana, estava na cidade buscando atualizações sobre o estado de saúde do ídolo, que sofreu um acidente de esqui em 29 de dezembro de 2013. À reportagem, ele contou um pouco do caos que viu e relembrou que um jornalista alemão foi expulso do hospital após se vestir como um padre na tentativa de obter acesso ao quarto em que Schumacher estava internado.

Chama atenção o detalhe de que nenhum dos profissionais de imprensa teve tempo para correr atrás do invasor e produzir um perfil do "falso padre": havia um boletim médico muito mais urgente a ser publicado, e a sobrevivência de Schumacher era incerta.

Segundo ele, a França costuma ser permissiva com a movimentação em espaços públicos e os repórteres podiam usar os elevadores do hospital livremente e chegar ao andar em que o heptacampeão de Fórmula 1 estava. "Mesmo depois deste jornalista, ainda era possível subir até o andar, mas os corredores passaram a ser patrulhados com um esquema mais rígido de segurança. E havia um nível de auto policiamento dentre os próprios profissionais de imprensa", explicou Craig.

O hospital em questão era o Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, para o qual o piloto foi levado de helicóptero após sofrer o acidente de esqui. Ao visitar a região em que ele está localizado, próximo à Bastilha da cidade, é de se imaginar que os 360 graus de paisagens ao seu redor sejam positivos para os que estão em recuperação médica. Por isso, a impressão que fica é de que se nem mesmo este paraíso de paz e sossego pôde resistir diante de tanta loucura, nenhuma outra cidade no mundo conseguiria.

"Evento dissociado da vida real"

grenoble hospital - Ana Carolina Silva/UOL - Ana Carolina Silva/UOL
Hospital em que Schumacher foi internado é cercado pelas belas paisagens de Grenoble
Imagem: Ana Carolina Silva/UOL

"O hospital lidou com profissionalismo diante do circo de mídia. Os pacientes do hospital e seus familiares tinham curiosidade sobre o que estava acontecendo, e a quantidade de jornalistas presentes dava a impressão de que estávamos ali por algum 'evento', um assunto dissociado da vida real. Era fim de ano [Schumacher se acidentou em 29 de dezembro] e nada mais estava acontecendo na cidade. Isso fez tudo parecer irreal, de certa forma. Desconectado. Era uma história sem fim", disse Craig.

Ele relembrou, também, a tristeza que sentiu diante de Corinna, mulher de Schumacher. "O fato de que tudo ocorreu entre Natal e Réveillon deu uma dimensão mais crua a tudo. Essa época do ano faz todos nós focarmos mais nas nossas famílias. Eu fiquei abalado ao entender que aquela família sentia necessidade de fazer a mesma coisa, e estavam vulneráveis: para nós, ficou claro que não havia como ter um final feliz, mesmo com a sobrevivência de Michael. A Corinna teve um teste extremo, e eu pensei em como ela teria uma estrada dolorosa no caminho de volta à realidade", concluiu o jornalista.

Alheia ao turbilhão que Grenoble viveu com Michael Schumacher em dezembro de 2013 e nos meses seguintes, a seleção brasileira feminina tenta dar um fim ao seu próprio drama hoje (8), na mesma cidade da França, em confronto contra a Jamaica. O duelo será a estreia do Brasil nesta Copa, e o primeiro jogo da equipe jamaicana na história dos Mundiais. A partida começa às 10h30 (de Brasília), e o time de Vadão, que vem de nove derrotas consecutivas, estará desfalcado da camisa 10 Marta.

grenoble treino - Rener Pinheiro / MoWA Press - Rener Pinheiro / MoWA Press
A bela paisagem de Grenoble marcou os treinos da seleção feminina do Brasil
Imagem: Rener Pinheiro / MoWA Press

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado inicialmente na matéria, o acidente de Michael Schumacher ocorreu em 29 de dezembro de 2013.