Topo

Grêmio

Grêmio tenta primeira vitória fora de casa para atingir meta de Renato

Grêmio tem duas derrotas e dois empates fora de casa no Campeonato Brasileiro de 2019 - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Grêmio tem duas derrotas e dois empates fora de casa no Campeonato Brasileiro de 2019 Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/06/2019 04h00

O Grêmio se despede do primeiro semestre com sentimento de que está em dívida. Mas o jogo contra o Botafogo, hoje (12), é a chance de deixar o time mais perto de zerar a conta. A partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro é a chance para a equipe de Renato Gaúcho vencer a primeira como visitante no atual Brasileirão. De quebra, um bom resultado fará o elenco atingir todas as metas estipuladas pelo treinador no início de maio.

À época, Renato afirmou que desafiou os jogadores a atingirem três objetivos antes do recesso para disputa da Copa América. Dois já foram realizados.

O Grêmio avançou às oitavas de final da Libertadores, depois de ser lanterna do grupo H, e também se classificou às quartas de final da Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, onde o time chegou a ficar cinco rodadas sem vitória, a recuperação ainda está em curso.

"A vitória de sábado foi importante para dar um gás a mais. É importante vencer para terminar bem antes da parada da Copa", resumiu Leonardo.

O que o lateral direito não falou textualmente é: o Grêmio joga contra o Botafogo para subir mais na tabela. O salto na classificação pode evitar que o time saia de folga pressionado. Entrar no recesso de partidas oficiais na parte debaixo da lista gerará cobrança pública.

"O Grêmio, falei um tempo atrás, tinha três metas. Classificação na Libertadores e o Grêmio conseguiu; classificação na Copa do Brasil e o Grêmio conseguiu. No Brasileiro estamos oscilando, concordo com quem fala isso. Por outro lado, as duas metas consegumos e ainda podemos sair dessa situação no Brasileiro. Essa parada, para alguns, não vai ser boa. Para o Grêmio ela é ótima", disse Renato Portaluppi antes do jogo com o Fortaleza.

No sábado, diante da equipe cearense, o Grêmio venceu a segunda partida no Brasileirão. Ambos os triunfos ocorreram com o time gaúcho sendo mandante. Fora de casa, a equipe gremista tem dois empates e duas derrotas. A nova chance é diante do Botafogo.

Grêmio