Topo

Neymar chega à delegacia para prestar depoimento em caso de suposto estupro

Felipe Pereira e Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

13/06/2019 15h16

Neymar chegou às 15h15 de hoje (13) para prestar depoimento sobre a acusação de estupro contra ele por Najila Trindade. O jogador chegou de jatinho ao Aeroporto de Congonhas e seguiu de carro, escoltado, para a 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, no bairro de Santo Amaro, zona sul de São Paulo.

neymar delegacia - Luiza Oliveira/UOL - Luiza Oliveira/UOL
Curiosos na rua da delegacia de defesa da mulher
Imagem: Luiza Oliveira/UOL
A rua da delegacia foi interditada para a chegada da estrela do futebol e fãs e jornalistas acompanharam tudo de um local delimitado. Neymar desceu do carro no estacionamento do 11º Distrito Policial, que fica no mesmo terreno, passou por dentro do prédio e foi de muletas até a delegacia da mulher. O atleta permaneceu de cabeça baixa no percurso. A delegada que lidera o inquérito Juliana Bussacos esperou o jogador na porta.

No prédio onde ocorre o depoimento a partir de 16h ficarão apenas pessoas ligadas à investigação. Após a entrada do jogador, o Grupo de Operações Especiais (GOE) ficou em frente à delegacia, onde curiosos gritavam "Neymar, Neymar".

A defesa confirmou na sexta-feira da semana passada que o atacante estava disposto a falar à Polícia Civil. Hoje de manhã, uma advogada dele esteve na delegacia carregando rolos de papel pardo. As janelas e a porta de vidro da delegacia foram envelopadas.

Neymar chegou sob forte esquema de segurança. A delegacia foi isolada e as pessoas não puderam passar da calçada. A imprensa teve o acesso ao prédio da delegacia limitado por grades. Helicópteros de emissoras de televisão acompanharam a aproximação do carro que transportava o atleta.

Neymar delegacia - AMAURI NEHN/BRAZIL NEWS - AMAURI NEHN/BRAZIL NEWS
Neymar chega à delegacia para depor sobre acusação de estupro
Imagem: AMAURI NEHN/BRAZIL NEWS
Não há previsão para duração do depoimento. Neymar será questionado sobre os fatos ocorridos nos dois dias em que Najila Trindade esteve num hotel de Paris, 15 e 16 de maio. Até agora, o jogador se manifestou somente em um vídeo publicado no Instagram em 2 de junho. A publicação, que continha fotos do corpo de Najila, foi deletada pela própria rede social por desrespeitar as normas e rendeu a Neymar um processo por vazamento das imagens íntimas.

Ele deu depoimento sobre o vazamento das imagens no Rio de Janeiro. Durante a fala sobre este caso, Neymar afirmou que foram dois assessores que fizeram o vídeo. O pai de Neymar vê este inquérito como problema menor e declarou que prefere o filho respondendo a um crime de internet que ser suspeito de estupro.

A investigação

O Ministério Público acompanha o caso desde sábado com duas promotoras. Elas disseram ontem que podem pedir novas investigações se julgarem necessário e que em casos de crime sexual a palavra da vítima tem poder, mas desde que estejam de acordo com os fatos apurados na investigação.

Najila Trindade prestou seu depoimento na Delegacia de Defesa da Mulher na última sexta-feira. Ela foi ouvida por cerca de 4h30 pela delegada Juliana Lopes Bussacos, que coordena as investigações.

O depoimento de Neymar sinaliza que o inquérito policial está chegando ao seu fim. A reportagem apurou que a intenção das autoridades policiais é terminar as investigações com menos de 30 dias contando a data do boletim de ocorrência no dia 31 de maio. No entanto, o rumo pode mudar se um novo elemento for apresentado ou se a delegada julgar necessário. Ela pode voltar a ouvir as duas partes e até pedir uma acareação, apesar de o procedimento ser pouco comum em casos de crime sexual.