Topo

Tite confirma Arthur fora e Firmino titular em estreia da seleção

Fernandinho disputa com Allan uma vaga no time titular do Brasil na abertura da Copa América - Lucas Figueiredo/CBF
Fernandinho disputa com Allan uma vaga no time titular do Brasil na abertura da Copa América Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Bruno Grossi, Danilo Lavieri, Marcel Rizzo e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

13/06/2019 17h59

Arthur está fora da estreia da seleção brasileira na Copa América. A informação foi confirmada pelo técnico Tite durante entrevista coletiva no estádio do Morumbi realizada na tarde de hoje, véspera da partida inaugural do torneio contra a Bolívia. O treinador, no entanto, não quis dar pistas sobre o substituto do volante do Barcelona, que se recupera de uma pancada no joelho direito.

"O fato de eu vir aqui antes do treino me dá um álibi para esconder escalação. Arthur não vai iniciar, não tem nenhum treinamento mais forte, não vou ter irresponsabilidade de escalá-lo", afirmou Tite, sobre o treino de reconhecimento de gramado, marcado também para hoje no Morumbi. Allan, do Napoli, e Fernandinho, do Manchester City, são as opções para a vaga de Arthur.

"São jogadores com características diferentes, mas que dão uma liberdade maior ao (Philippe) Coutinho. Por vezes podem dar também ao lateral uma liberdade maior, independente das características. Passador posicional, que é o Fernandinho, 'box to box', que é o Allan, ou articulador posicional, que é o Arthur", explicou o técnico.

No ataque, o auxiliar técnico Cleber Xavier confirmou Roberto Firmino como titular. A disputa com Gabriel Jesus no setor é intensa: o atacante do City fez cinco gols nos últimos três jogos. "Sobre escalação, o nove será o Firmino". Fernandinho começou o treino sem colete, assim como outros possíveis titulares, enquanto Allan recebeu um colete.

O volante Casemiro também participou da coletiva de hoje e não quis entregar quem será seu parceiro no meio de campo na seleção brasileira. Ele ainda aproveitou para falar sobre as características dos candidatos e foi elogiado por Tite pela leitura de jogo.

"Eu não vou adiantar nada (risos). São três jogadores com características diferentes. Arthur tem a qualidade de passe excepcional. Allan tem chegada de área incrível, temporada incrível. Fernandinho com poder de marcação e passe excepcional. Os laterais ganham mais liberdade com ele. Cabe ao Tite saber quem vai jogar. Se vira!", brincou o camisa 5.

A estreia do Brasil na Copa América está marcada para as 21h30 de amanhã, no Morumbi. A provável escalação tem Alisson: Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luís; Casemiro, Allan (Fernandinho) e Coutinho; Richarlison, David Neres e Firmino.