Topo

Azarão? Técnico diz que Venezuela pode ser campeã da Copa América

Rafael Dudamel acredita que a Venezuela possa ser até campeã da Copa América - Ronaldo Schemidt/AFP
Rafael Dudamel acredita que a Venezuela possa ser até campeã da Copa América Imagem: Ronaldo Schemidt/AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/06/2019 15h52

A Venezuela nunca disputou uma Copa do Mundo e sempre foi conhecida como uma das seleções mais fracas do continente sul-americano. Mas a situação é totalmente diferente agora. Na avaliação do técnico Rafael Dudamel, sua equipe entra na Copa América para ser protagonista e com chance de ser até campeã.

"Quando se tem a linda tarefa de selecionar 23 entre 40 jogadores de tanta capacidade, que vivem um momento de protagonismo em seus clubes, não se pode chegar com timidez, tem que se atrever. Viemos ser protagonistas nesta Copa América e nos despedir em sete de julho (data da final). Sabemos da responsabilidade que carregamos e estamos dispostos assumir isso. Entendemos o respeito que temos que ter com todos os rivais, mas sabemos da exigência e da dificuldade que é jogar a Copa América. Mas é um bom momento para ganhar e estamos prontos para começar a competir amanhã", disse em entrevista coletiva.

De fato, a Venezuela vive seu melhor momento no futebol. Em 29º no ranking da Fifa, melhor posição de sua história, o time teve bons resultados recentes em torneios de base e amistosos da seleção principal.

"Temos 23 campeões que estão felizes de estar na seleção, jogadores de altíssimo nível que foram selecionados para competir em cada jogo. Buscamos uma seleção bem equilibrada com juventude, talento, experiência, hierarquia, e está ansiosa de começar a competir amanhã", disse Dudamel.

A Venezuela estreia contra o Peru neste sábado (15), às 16h (de Brasília) na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. As duas seleções estão no grupo A, ao lado de Brasil e Bolívia.