Topo

Qatar busca empate contra o Paraguai e manda Argentina para a lanterna

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/06/2019 17h53

O Paraguai abriu vantagem de dois gols e dava indícios de que venceria com tranquilidade o Qatar na tarde de hoje (16), na estreia da Copa América. Mas os asiáticos foram persistentes, buscaram o empate por 2 a 2 e protagonizaram um jogo agitado no Estádio do Maracanã. Desta forma, a Argentina foi para a lanterna do grupo B.

Óscar Cardozo, de pênalti, e Derlis González, com um golaço, fizeram para os sul-americanos. Abdulla e Boualam Khoukhi marcaram para os asiáticos. Com isso, ambas as seleções somam um ponto cada e derrubam para último da chave os argentinos, derrotados ontem pela Colômbia.

Sem fazer força, o Paraguai abriu vantagem com quatro minutos de jogo. Valdez completou escanteio de cabeça e o defensor do Qatar colocou a mão na bola, cometendo o pênalti. Na cobrança, Óscar Cardozo soltou uma bomba no meio do gol e venceu o goleiro adversário.

A partir daí a situação melhorou para os asiáticos. Atrás do placar, o Qatar passou a propor o jogo e ficou muito perto do empate. Na primeira grande chance, Al Haydos se atrapalhou e completou para fora um cruzamento na segunda trave, embaixo da linha; depois, Gatito Fernández saiu bem e bloqueou chute forte da pequena área.

Enquanto propunha jogo, no entanto, a seleção do Qatar demonstrou dificuldade principalmente para sair jogando. A equipe, que evitava a todo custo dar chutão, cedeu a bola em diversos momentos aos paraguaios, que, por sua vez, não aproveitaram.

Na segunda etapa, o time de Eduardo Berizzo chegou ao segundo gol com uma verdadeira obra-prima de Derlis González. O atacante do Santos soltou um foguete de longe e não deu chances para defesa. Antes, ele havia participado de lance que resultou em outro tento de Cardozo. Acontece que o santista estava em posição de impedimento e o VAR anulou.

Na sequência, o Qatar diminuiu com uma dose de sorte. Abdulla emendou um chute que, desviado na marcação, foi no ângulo e venceu Gatito Fernández. Empolgada, a seleção se lançou ao ataque e arrancou o empate com Boualam Khoukhi. O volante bateu na saída do goleiro do Botafogo, Rojas ainda tentou evitar, mas a bola encontrou o gol.

Asiáticos com apoio brasileiro?

Torcedores aguardam o início do jogo Qatar e Paraguai, no Maracanã - Leo Burlá/UOL Eesporte - Leo Burlá/UOL Eesporte
Imagem: Leo Burlá/UOL Eesporte

A seleção do Qatar tem tudo para se tornar a 'queridinha' na Copa América. Apesar de público modesto, parte dos brasileiros no Maracanã decidiu apoiar os asiáticos, convidados para o torneio sul-americano. Durante a transmissão foi possível ouvir diversos gritos a favor dos qatarianos, como "Olê, olê, olê, olá, Qatar, Qatar" e "Vamos virar, Qatar".