Topo

Santos

Quem sai em alta e em baixa no Santos antes da parada para a Copa América

Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

16/06/2019 04h00

Grande trunfo da gestão Peres até aqui, o técnico Jorge Sampaoli chegou à Vila Belmiro na metade de dezembro de 2018. Desde então, foram seis meses de trabalho e um estilo marcante adotado pelo treinador que obteve 19 vitórias, oito empates e oito derrotas em 35 jogos oficiais.

Neste meio-tempo, alguns jogadores ganharam espaço e hoje estão em alta, como o atacante Sasha, que até ficou perto de deixar o Santos no começo do ano. Em contrapartida, outros atletas seguiram o caminho inverso e não têm mais a mesma moral que tinham com o professor meses atrás, como Derlis González. Veja a lista:

EM ALTA

Sasha

Sasha comemora seu gol que deu a vitória para o Santos no clássico contra o Corinthians - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC
O atacante que veio do Internacional chegou a ser liberado por Jorge Sampaoli no começo do ano, mas se recusou a sair e aceitou o desafio de mostrar serviço e tentar ganhar a confiança do comandante argentino. Deu certo. Foi aproveitando as chances que teve e hoje é um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro, com cinco gols.

Everson

Everson, goleiro do Santos, durante a partida contra o Vasco - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC
A ascensão de Everson é ainda mais recente. Contratado em janeiro do Ceará, ele chegou ao clube com a concorrência de Vanderlei, ídolo da torcida e com frequentes boas atuações na meta do Peixe. Teve algumas oportunidades com Sampaoli ao longo da temporada, mas só agora parece ter assumido de vez a posição de titular - foi assim nos últimos quatro jogos.

Lucas Veríssimo

Lucas Veríssimo, durante jogo entre Santos e Fluminense - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC
Iniciou o Campeonato Brasileiro como titular e não saiu mais. Só ficou fora por suspensão e hoje é o preferido de Jorge Sampaoli para a zaga - ao lado de Felipe Aguilar. Lucas Veríssimo só foi jogar com o técnico argentino em março, depois de se recuperar de lesão. Foi expulso logo em seu primeiro jogo, contra o Botafogo-SP, mas deu a volta por cima.

EM BAIXA

Alison

Alison, durante partida entre Santos e Red Bull Brasil - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC
Titular absoluto em 2018, Alison iniciou o trabalho de Sampaoli ainda com presença certa entre os 11 jogadores iniciais. Hoje, porém, a situação é outra. O volante passou a ser cada vez menos utilizado pelo treinador argentino e virou reserva de Jean Lucas, que chegou emprestado pelo Flamengo e, aos poucos, conquistou seu espaço - foi titular nos últimos nove jogos do Santos.

Vanderlei

Vanderlei, goleiro do Santos, enfrenta o Vasco - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
Titular do Santos desde 2015, Vanderlei hoje amarga a reserva de Everson, utilizado nos últimos quatro jogos. Segundo apurou a De Primeira, o goleiro, em comum acordo com a comissão técnica, não entrou mais em campo para não completar o sétimo jogo no Brasileiro. A diretoria é a favor da venda por dois motivos: ele já tem 35 anos e é considerado um reserva muito caro.

Luiz Felipe

Luiz Felipe comemora gol pelo Santos - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC
Luiz Felipe perdeu espaço após o erro contra o Corinthians, na Arena do rival, pela semifinal do Paulistão. O zagueiro afastou mal um lance e acabou dando a bola de presente para Clayson, que marcou o segundo gol e deu a vitória ao Timão. De lá pra cá, o defensor perdeu espaço para Lucas Veríssimo, que retornou de lesão e teve boas atuações. Hoje, é a quarta opção para a zaga do Santos.

Derlis

Derlis González, em jogo do Santos contra o River Plate (URU) pela Sul-Americana - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC
Não foi mais utilizado por Jorge Sampaoli desde a goleada sofrida para o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. Isso há quase um mês. Se no início do ano o atacante paraguaio era titular absoluto e uma das principais armas ofensivas do time (com cinco gols no Paulista), hoje o jogador precisa mostrar muito serviço ao técnico argentino para voltar a ser aproveitado.

Santos