Topo

"Não viemos só para aprender, queremos ganhar", diz técnico do Japão

Técnico Hajime Moriyasu não quer que seu time só ganhe experiência no Brasil - Miguel Schincariol/AFP
Técnico Hajime Moriyasu não quer que seu time só ganhe experiência no Brasil Imagem: Miguel Schincariol/AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/06/2019 17h17

O técnico do Japão, Hajime Moryiasu, rechaçou a tese de que sua equipe está na Copa América para ganhar experiência. Segundo o comandante, a ideia é buscar ao menos a classificação para a próxima fase.

Em entrevista coletiva na tarde de hoje (19), na Arena do Grêmio, que recebe o jogo de amanhã às 20h (de Brasília),contra o Uruguai, o comandante mostrou cautela, mas algum otimismo.

"Eu gostaria de dizer que, diante da derrota do primeiro jogo, vamos continuar lutando para vencer e nos classificar. Os melhores jogadores do mundo estão aqui e estamos muito felizes por participar da competição. Mas não viemos aqui só para aprender, queremos ganhar", afirmou Moryiasu.

Sem os principais jogadores no Brasil, a equipe japonesa tem por base o sub-22, e a ideia de dar experiência ao time tem por objetivo os Jogos Olímpicos de 2020.

No entanto, o otimismo esbarra na seleção uruguaia. O Japão foi derrotado por 4 a 0 pelo Chile na estreia, o Uruguai venceu o Equador pelo mesmo placar.

"Nossa ideia é ganhar, e dentro do contexto do jogo, do grupo que temos, acho que temos que ter mais velocidade na tomada de decisão e não abrir mão da qualidade por isso", disse. "Mas primeiramente sabemos que vamos tomar muita pressão. Eu posso dizer que será um jogo bastante complicado, mas quero que os nossos jogadores tenham muita coragem para que possam jogar com toda sua força. O Uruguai tem um time com jogadores conhecidos, renomados mundialmente, e precisamos jogar com força para segurar o ataque deles. Tenho certeza que virá muita pressão, mas nosso trabalho será defender, e, quando tivemos a bola, dar agilidade ao jogo", completou.

Os japoneses realizaram o último treinamento antes da partida. A atividade não aconteceu na Arena em razão da preservação do gramado.