Topo

Grêmio

Grêmio esvazia DM na volta aos treinos e valoriza 'reforços caseiros'

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/06/2019 04h00

O Grêmio ainda pensa se vai ou não contratar para o restante do ano, mas enquanto isso recebe reforços caseiros. O primeiro treino depois da folga geral contou com a presença de todos aqueles que estavam entregues aos médicos antes da parada do Brasileirão. A lista inclui até Walter Kannemann, que havia tido uma fissura leve em vértebra da coluna.

Apenas Gabriel e Marcelo Oliveira seguem aos cuidados dos médicos. Os dois não têm previsão de retorno, mas ficam foram da contagem por conta das lesões que tiveram: no joelho.

A delegação gremista está em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, e permanece em um ecoresort até domingo. A ideia é manter o elenco em regime de concentração e longe da badalação da Copa América, além de ter estrutura à disposição nos dois turnos.

O Grêmio que venceu o Botafogo, em 12 de junho, atuou sem oito jogadores considerados titulares. Quatro deles por lesão, em diferentes níveis. Todos retomaram os trabalhos sem limitações físicas. Walter Kannemann, Paulo Miranda, Bruno Cortez e Luan fizeram parte de um treino físico.

Kannemann era o caso que mais gerava dor de cabeça. O zagueiro fraturou uma vértebra da coluna em jogo com o Corinthians, no dia 11 de maio, e acabou fora da Copa América. Paulo Miranda não atua desde março, quando teve problema muscular e depois registrou recaídas. Bruno Cortez sentiu lesão muscular e também foi entregue ao departamento médico. Luan, por sua vez, superou a fascite plantar no início da temporada, mas chega ao mês de julho sem ter atuado em metade dos jogos do Grêmio no ano. A mais recente lesão foi no adutor da coxa.

Para a comissão técnica, ter o elenco inteiro à disposição é sinônimo de competitividade maior. Para a diretoria, é um bálsamo diante da dificuldade de fechar acordo sobre a estratégia no mercado. A promoção de jovens da base pode ser uma saída, nas próximas semanas.

O Grêmio volta a disputar uma partida oficial em 10 de julho, diante do Bahia, pela Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro o próximo jogo é com o Vasco.

Grêmio