Topo

Chuva, atraso e alegria marcam 1º treino do Paraguai após classificação

Balbuena, Óscar Romero, Gustavo Gómez e Derlis Gonzáles, da seleção do Paraguai, em Pituaçu - Gabriel Carneiro/UOL
Balbuena, Óscar Romero, Gustavo Gómez e Derlis Gonzáles, da seleção do Paraguai, em Pituaçu Imagem: Gabriel Carneiro/UOL

Gabriel Carneiro

Do UOL, em Salvador

25/06/2019 11h11

A seleção do Paraguai descobriu que estava classificada para as quartas de final da Copa América ontem à noite, quando Equador e Japão empataram no Mineirão. Concentrada em Salvador, onde tinha perdido da Colômbia no domingo, a seleção voltou aos treinos hoje, no estádio de Pituaçu, já com foco na próxima fase. O adversário será o Brasil, quinta-feira, às 21h30, na Arena do Grêmio.

Apenas 15 minutos do treinamento foram abertos à imprensa. As atividades estavam previstas para começar às 10h, mas os paraguaios atrasaram cerca de 20 minutos. Justamente na hora em que subiram a campo voltou a chover na capital baiana, algo que tem sido uma rotina nas últimas semanas. Apesar de tudo, o clima foi de alegria entre os jogadores.

Todos os 23 jogadores da seleção estão à disposição do técnico Eduardo Berizzo, inclusive o atacante Óscar Cardozo, que perdeu treinamentos antes do jogo contra a Colômbia por questões físicas. Além do grupo principal, o Paraguai ainda treina com 13 sparrings no Brasil, das seleções sub-19 e sub-23. O clima foi de muita descontração no primeiro treino após a classificação, com animadas rodas de bobo e brincadeiras entre os jogadores.

O Paraguai somou apenas dois pontos em nove possíveis na primeira fase, no Grupo B, com empates diante de Qatar e Argentina e uma derrota para a Colômbia. Apesar da campanha decepcionante, conseguiu avançar como segundo melhor terceiro colocado. Agora, a seleção reencontra o Brasil, a quem eliminou na Copa América nas edições de 2011 e 2015, na mesma fase de quartas de final, e nos pênaltis. A seleção brasileira não disputa as semifinais há 12 anos.

A seleção paraguaia viaja para Porto Alegre ainda hoje, com desembarque previsto para 18h30. Os treinos até o dia do jogo serão no CT do Internacional. A provável escalação é a seguinte: Gatito Fernández; Ivan Piris, Gustavo Gómez, Junior Alonso (ou Balbuena) e Arzamendia; Rodrigo Rojas, Sánchez e Matias Rojas; Derliz Gonzáles, Óscar Cardozo e Almirón.