Topo

Paraguai na Copa América é fantasma que afastou Thiago Silva da seleção

Thiago Silva (camisa 14) coloca a mão na bola em lance que originou pênalti para o Paraguai em 2015 - Silvia Izquierdo / AP
Thiago Silva (camisa 14) coloca a mão na bola em lance que originou pênalti para o Paraguai em 2015 Imagem: Silvia Izquierdo / AP

Danilo Lavieri, Marcel Rizzo, Marinho Saldanha e Pedro Lopes

Do UOL, em Porto Alegre

27/06/2019 12h00

O choro durante a disputa de pênaltis diante do Chile, pelas oitavas de final da Copa de 2014, marcou Thiago Silva com a torcida. A demonstração de emoção pelo então capitão da seleção brasileira, durante o momento decisivo da partida, gerou questionamentos sobre a capacidade do zagueiro para ocupar o cargo de liderança. Um ano depois, na Copa América de 2015, veio a chance de redenção, mas uma falha de Thiago foi decisiva na eliminação do Brasil.

Foi justamente o Paraguai, adversário do Brasil hoje na Arena do Grêmio, pelas quartas de final da Copa América, que cruzou o caminho da seleção em 2015, no Chile, na mesma fase da competição. O time então comandado por Dunga chegou ao mata mata em meio a um início de contestação, após perder para a Colômbia na fase de grupos.

Com gol de Robinho, a seleção saiu na frente, mas Thiago Silva esticou o braço, tocou a bola com a mão e permitiu o empate dos paraguaios, com Derlis Gonzalez. Nos pênaltis, o Brasil acabou eliminado após erros de Everton Ribeiro e Douglas Costa nas cobranças.

De líder e referência técnica na defesa brasileira, Thiago passou a não ser mais convocado convocado por Dunga. O afastamento durou até a chegada de Tite, que decidiu chamá-lo de volta e recuperá-lo no segundo semestre de 2016. Apesar disso, o zagueiro nunca atribuiu a ausência à falha diante dos paraguaios.

"Não acredito, sinceramente não acredito porque todos nós que jogamos futebol, no esporte coletivo, você tem erros, é normal, somos seres humanos, você erra. Falar para você que fiquei fora por aquele toque de mão, não acredito que tenha sido. Mas sim por outros fatores que agora não me importam saber porque já é passado. Agora é colocar uma pedra em cima para esquecer".

A ideia de Tite deu certo. De 2016 até 2018, Thiago Silva recuperou o posto de titular da seleção brasileira. Na Copa do Mundo da Rússia, amargou a eliminação diante da Bélgica, nas quartas de final, mas terminou a competição como um dos destaques positivos em uma defesa que se mostrou sólida.

O histórico faz com que a partida de hoje, na Arena Grêmio, tenha um valor simbólico para a trajetória de Thiago na seleção. O zagueiro reencontra, novamente um ano após uma Copa do Mundo, a equipe que interrompeu sua trajetória com a camisa amarela. Derlis Gonzalez, que converteu o pênalti de 2015, estará em campo.

A eliminação traumática em 2015 não foi a única vez que o Paraguai cruzou o caminho do zagueiro do PSG. Em 2011, ele foi um dos jogadores que desperdiçou pênalti na infame disputa da eliminação da Copa América diante dos paraguaios: Elano, André Santos e Fred também erraram, em uma série de cobranças que entrou para a história como vexame.

Hoje, na Arena do Grêmio, Thiago tem a seu lado o técnico que apostou em seu retorno, reconstruiu e continuou sua história na seleção. O Brasil chega para a partida, que será às 21h30, no embalo da goleada por 5 a 0 sobre o Peru, e sua melhor atuação na Copa América até o momento.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X PARAGUAI

Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 27 de junho de 2019, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann e Cláudio Rios (ambos do Chile)

BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Allan, Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Everton e Roberto Firmino
Técnico: Tite

PARAGUAI: Gatito Fernández; Iván Piris, Gustavo Gómez, Junior Alonso e Santiago Arzamendia; Hernán Pérez, Richard Sánchez, Celso Ortiz e Matías Rojas; Óscar Romero e Miguel Almirón
Técnico: Eduardo Berizzo

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o Brasil eliminou o Chile nas oitavas de final da Copa de 2014, não nas quartas. O erro foi corrigido.