Topo

Presidentes dos grandes de SP debatem direitos de TV e bebidas em estádios

Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, foi quem convidou os demais para a reunião - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, foi quem convidou os demais para a reunião Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Arthur Sandes, Eder Traskini, José Eduardo Martins e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo e Santos

27/06/2019 13h51

O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, convidou para uma reunião na última terça-feira os mandatários dos outros três grandes clubes de São Paulo - Andrés Sanchez, do Corinthians, Leco, do São Paulo, e José Carlos Peres, do Santos - para tratar de temas comuns aos quatro times e tomar posições em bloco quando esses assuntos forem discutidos no futuro. A informação foi publicada pelo Globoesporte.com e confirmada pelo UOL Esporte.

Entre os assuntos tratados, segundo pessoas ligadas aos clubes, estão a negociação de direitos internacionais de transmissão do Campeonato Brasileiro, a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios, o número de jogadores inscritos no Campeonato Paulista e o uso do estádio do Pacaembu.

A ideia é que, com um posicionamento em comum dos quatro grandes times do estado, previamente acertado, a vontade dos clubes tenha mais força em disputas esportivas, econômicas ou jurídicas.

Um desses temas, a autorização das bebidas nos estádios, entrou em evidência neste mês após a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovar o projeto de lei que autoriza a venda e o consumo em arenas esportivas do estado. O governador João Doria (PSDB), porém, disse que vai vetar o projeto, alegando inconstitucionalidade.

A venda dos direitos internacionais de transmissão do Brasileiro também entrou em pauta. Em abril, a CBF anunciou que a concorrência precisaria ser refeita porque a vencedora, a Sport Promotion, tentou incluir de última hora direitos sobre apostas online, o que foi rechaçado pela confederação e pelos clubes. O processo terá que ser realizado pela terceira vez, já com o campeonato em andamento.

A intenção daqui para frente é que os presidentes se reúnam com mais frequência para formar consensos.