Topo

Alisson consolida domínio na seleção com pênalti defendido e gol zerado

Danilo Lavieri, Marcel Rizzo, Marinho Saldanha e Pedro Lopes

Do UOL, em Porto Alegre

28/06/2019 04h00

Alisson hoje é considerado um dos melhores goleiros do mundo. Campeão da Europa pelo Liverpool, vê-lo como titular da seleção brasileira não mais é estranho aos olhos dos torcedores como em 2015, quando Dunga e, principalmente, Taffarel o bancaram diante do desconhecimento de parte do público brasileiro no Inter. Agora já não é mais estranho também vê-lo defendendo um pênalti decisivo, como o que pegou do paraguaio Gustavo Gómez e que abriu caminho para a classificação brasileira à semifinal da Copa América.

Alisson tinha levado a melhor sobre cobradores em outras quatro vezes na carreira, sendo três defesas e uma cobrança para fora. Agora, ampliou a lista e cravou o nome na memória em um duelo decisivo.

"Quero continuar fazendo história, dando meu melhor. Fui feliz de defender a primeira cobrança, mas meus companheiros tiveram mérito de ter frieza de acertar. Este grupo merece vencer e futebol é resultado. Essa temporada foi brilhante pelo Liverpool, não vencemos a Premier League por um ponto, mas vencemos a Champions. E essa equipe tem muito potencial. Hoje mostramos, lutamos dentro de campo, tentamos e isso é um ponto positivo que tem que ficar marcado", disse Alisson.

Nos pênaltis, ele diz estudar os cobradores, mas que isso não é o mais importante se sua escolha na hora do chute for a errada.

"Sabia que era um exímio cobrador [Gustavo Gómez], agora estudar conta, mas não adianta estudar, estudar e fazer a decisão errada. A gente se prepara para todas as situações, analisa, tenta estudar um pouco, mas o que vale também é ter muita frieza", afirmou o goleiro da seleção.

A defesa do pênalti consagra uma campanha, até agora, impecável de Alisson nesta Copa América. Quatro jogos sem ser vazado, que aumenta para cinco ao somar um amistoso realizado antes do torneio continental. O Brasil, é certo, enfrentou rivais que não deram tanto trabalho, apesar de o Paraguai ter, no primeiro tempo, exigido ótima defesa do camisa 1 nesta quinta-feira (27). Mesmo assim ele pode ser considerado um dos melhores do time na competição.

Apenas 1 gol sofrido após a Copa da Rússia

No somatório após a Copa da Rússia, a confirmação da boa fase: apenas um gol sofrido em nove partidas - contra a República Tcheca, em amistoso no último mês de março.

"Acredito muito na fé, antes da partida eu oro a Deus para me dar tranquilidade e tirar ansiedade. A gente se prepara para o que podemos ter controle em mãos, agora o externo, o que vem de fora, às vezes não conseguimos controlar", disse o goleiro.

Alisson espera ampliar a boa marca em pelo menos mais dois jogos - passos que restam para o sonhado título da Copa América. "Deus tem me dado tranquilidade, consegui ser frio quando tem que ser e ajudei o time na classificação. Espero ajudar mais".